ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9326

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa.  Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora.

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Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Junior, Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC/RJ

Pós doutorando em Educação e Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor da Rede pública do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Silva Junior, P. M. da, & Ivenicki, A. (2019). ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 125–144. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9326

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua