O álbum como narrativa:
tensões biográficas e representações no primeiro disco de Camila Cabello
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v13i2.18598Resumo
Recebido: 18/03/2022
Aprovado: 27/09/2022
Entre as múltiplas possibilidades de análises na historiografia, um álbum/disco pode ser compreendido como uma construção narrativa na qual o (a) artista ou grupo projeta uma determinada identificação artística. Efêmera, mas também temporal tal projeção do individuo ocorre por meio da estruturação de sua produção a partir de eixos narrativos, de elaborações de representações e da construção de uma trama narrativa que confere sentido ao álbum produzido. Em alguns casos, tais narrativas possuem uma relação biográfica direta com o sujeito que interpreta as canções presentes no disco, o que compreende parte de uma trajetória artística. O presente trabalho pretende discutir tal possibilidade de compreensão do álbum como narrativa, ligada a uma construção biográfica, a partir do primeiro álbum solo da cantora/compositora cubana Camila Cabello, artista ligada ao campo da música pop.
Palavras-Chave: Álbum Musical; Narrativa; Narrativa.