1. O velho: A História de Luís Carlos Prestes e o Ensino de História do Brasil Republicano

Autores

  • Edilza Joana Oliveira Fontes Edilza Joana Oliveira Fontes
  • Davison Hugo Rocha Alves

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i13.2665

Resumo

Recebido: 26/04/2013

Aprovado: 06/09/2013

Publicado: 10/09/2013

 

Neste artigo analisaremos o documentário “O velho – a história de Luís Carlos Prestes”(1997) e sua relação com o Ensino de História, e desenvolver um debate entorno dostemas memória, história do tempo presente e Brasil republicano (1920-1990), edemonstrar que é possível ensinar História a partir da análise do documentário. Partindoda biografia do líder comunista Luís Carlos Prestes entender como a linguagem fílmicaapresenta os processos históricos e fazer uma relação com a historiografia, com asmemórias, com o tempo presente, com silêncios, esquecimento enfatizando seu uso noensino de história. O documentário é uma leitura do breve século XX tese defendidapelo historiador Eric Hobsbawm, em que o recorte cronológico entre 1917-1989encerram um dado processo histórico que é o fim do comunismo.

Palavras-chaves: ensino de história, história do tempo presente, memória, documentário.

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Publicado

2014-07-21

Como Citar

Edilza Joana Oliveira Fontes, E. J. O. F., & Rocha Alves, D. H. (2014). 1. O velho: A História de Luís Carlos Prestes e o Ensino de História do Brasil Republicano. Cadernos Do Tempo Presente, (13). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i13.2665