1. O velho: A História de Luís Carlos Prestes e o Ensino de História do Brasil Republicano
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i13.2665Resumo
Recebido: 26/04/2013
Aprovado: 06/09/2013
Publicado: 10/09/2013
Neste artigo analisaremos o documentário “O velho – a história de Luís Carlos Prestes”(1997) e sua relação com o Ensino de História, e desenvolver um debate entorno dostemas memória, história do tempo presente e Brasil republicano (1920-1990), edemonstrar que é possível ensinar História a partir da análise do documentário. Partindoda biografia do líder comunista Luís Carlos Prestes entender como a linguagem fílmicaapresenta os processos históricos e fazer uma relação com a historiografia, com asmemórias, com o tempo presente, com silêncios, esquecimento enfatizando seu uso noensino de história. O documentário é uma leitura do breve século XX tese defendidapelo historiador Eric Hobsbawm, em que o recorte cronológico entre 1917-1989encerram um dado processo histórico que é o fim do comunismo.
Palavras-chaves: ensino de história, história do tempo presente, memória, documentário.