2. Entre a Rebeldia e a Alienação: A Década de 1980 e a Massificação do Rock no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i13.2666Resumo
Recebido: 10/06/2013
Aprovado: 06/09/2013
Publicado: 10/09/2013
Este texto busca estabelecer o referencial teórico de uma pesquisa de IniciaçãoCientífica desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe e financiada pela Fapitec epelo CNPq. Seu objetivo foi investigar o modo como o processo de circulação, recepçãoe apropriação do rock no Brasil, ao alcançar, na década de 1980, o espaço cultural domainstream, mantendo, todavia, em algumas de suas manifestações, como o punk rock,o caráter de cultura marginal ou periférica, provocou a construção de novas identidadesculturais ao mesmo tempo transgressoras e cooptadas. Nesse sentido, a pesquisa tentoucompreender a massificação do rock como um processo que, embora pudesse serconcebido como resultado de uma política cultural da diferença, deslocando, aoconquistar seu espaço, as diposições de poder da política cultural do Estado e dasgrandes corporações midiáticas, pagou obrigatoriamente o preço da cooptação,substituindo a invisibilidade por uma visibilidade regulada e segregada, tanto do pontode vista econômico quanto étnico e cultural, o que fez com que o “roqueiro” fosse aomesmo tempo um rebelde e um alienado.
Palavras-chaves: cultura de língua inglesa; identidade cultural; rock.