O Patrimônio Cultural preservado pelo IPHAN no Rio Grande do Norte e o papel de Oswaldo Câmara de Souza
DOI :
https://doi.org/10.33662/ctp.v15i01.21596Résumé
Resumo: Este trabalho tem por objetivos apreender, analisar e discutir o papel desempenhado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na definição, escolha e preservação dos patrimônios culturais norte-rio-grandense. Para tanto, realizamos uma análise do trabalho (teórico e prático) desenvolvido por Oswaldo Câmara de Souza a partir de sua obra intitulada “Acervo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Norte”, privilegiando a metodologia analítica. Esses patrimônios, incluídos no rol de exemplos e representantes da identidade brasileira e potiguar, além de locais e eventos privilegiados para o turismo na região, vão desde monumentos arquitetônicos (a exemplo do tombamento do Forte dos Reis Magos e da Pinacoteca do Estado), passando pelo patrimônio arqueológico (como os diversos sítios inscritos e conservados) e chegando ao patrimônio imaterial (a exemplo do registro da Festa de Sant’Ana na cidade de Caicó).
Palavras-Chave: IPHAN; Oswaldo Câmara de Sousa; Patrimônio Cultural Potiguar; Preservação e Proteção.
Referências Bibliográficas:
BRASIL/IPHAN. Portaria MinC nº 72, de 16 de julho de 2014. Homologa o tombamento do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Brasília/DF: IPHAN, 2014.
BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – 3. ed.- Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
Decreto-Lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937 in: Proteção e Revitalização do patrimônio cultural no Brasil: uma trajetória, p. 111-119.
FREYRE, Gilberto. Mestre Rodrigo. In: A Lição de Rodrigo. Recife, Amigos do DPHAN, 1969.
CASTRO, John Kennedy Pereira de. Oswaldo de Souza [manuscrito]: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileira. 2017. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música.
CAVALCANTI, Lauro (org.). Modernistas na Repartição. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Minc – IPHAN, 2000 – p. 37-52
FREYRE, Gilberto. Mestre Rodrigo. In: A Lição de Rodrigo. Recife, Amigos do DPHAN, 1969.
GALVÃO, Cláudio Augusto Pinto. Oswaldo de Souza: o canto do nordeste. Rio de Janeiro – RJ: FUNARTE, 1988.
OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Memória, História e Patrimônio Histórico. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
OLIVEIRA, Fernanda Rocha de. Novos olhares e antigas práticas no tombamento de centros históricos: o caso de Natal-RN. 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2015.
SOUZA, Oswaldo Câmara de. Acervo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: EDUFRN, 2018.