A Pandemia da covid-19 e as mudanças na atuação docente: o trabalho em casa como (falta de) estratégia didática

Autores

  • José Lúcio N. JR.
  • Patrícia Mª P. do Nascimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater algumas transformações evidenciadas pela pandemia do coronavírus na relação de ensino-aprendizagem, em especial nas transformações ocorridas no fazer docente. Nesse sentido, para analisar as transformações, questionamos quais mudanças sociais e tecnológicas têm o potencial de gerar novas práticas de ensino e o seu potencial impacto. O presente estudo se divide em duas partes, na primeira, fazemos uma breve distinção entre a Educação à Distância e outras formas de ensino multiplataforma, em especial o Ensino Híbrido. Na seguida, analisamos alguns dos impactos que o Ensino Remoto, traz para o fazer docente. A análise apontou para algumas consequências da passagem do Ensino Presencial para o Ensino Remoto, como a mudança de local de trabalho, que antes era a escola e passa a ser a residência do docente e a possibilidade de atividade assincrônica, que pode gerar sobrecarga de trabalho por parte do corpo docente.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

N. JR. , J. L., & do Nascimento, P. M. P. . (2020). A Pandemia da covid-19 e as mudanças na atuação docente: o trabalho em casa como (falta de) estratégia didática. Boletim Do Tempo Presente, 9(2), 75–88. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/14987