Narrar a guerra e o genocídio:
potencialidades do uso de escritas íntimas juvenis em sala de aula
Resumen
Há várias potencialidades no uso de escritas íntimas nas aulas de História sobre a Shoah. Por isso, analisaremos redações coletadas em dossiês de adolescentes delinquentes de
Centros de Observação franceses dos anos 1940, através das quais podemos observar suas experiências juvenis com a guerra e o genocídio. Evidencia-se que essas experiências são
expressas por meio de relatos de medo, luto e trauma, mas também de solidariedade. É por isso que o uso dessas fontes na Educação Básica pode aproximar os jovens desses momentos sensíveis, gerando empatia, preocupação com o combate ao autoritarismo e com a importância dos direitos humanos.
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Publicado
2022-01-29
Cómo citar
Becher, F. . (2022). Narrar a guerra e o genocídio:: potencialidades do uso de escritas íntimas juvenis em sala de aula. Boletim Do Tempo Presente, 11(01), 1–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/17206
Número
Sección
Artigos