Apresentação: Dossiê “Direitos Humanos, história e ativismos LGBTQIAPN+ na contemporaneidade”

Autores/as

  • Antônio Manoel Elíbio Júnior
  • Ricardo Alecsander de Queiroz Oliveira

Resumen

Antônio Manoel Elíbio Júnior[i]

Ricardo Alecsander de Queiroz Oliveira[ii]

Julho de 2023

 

Neste dossiê buscamos valorizar diversas produções de saberes ligados às questões LGBTQIAPN+ a partir de discussões pautadas no campo do Direitos Humanos, da história e da psicologia e demais áreas de conhecimento científico, em que se evidenciarão análises,  discursos e vozes vindas de pesquisadores/participantes deste grupo socialmente vulnerável, colocando como pano de fundo o papel de seu(s) ativismo(s) (seja epistêmico, corpo-político, acadêmico) na construção de políticas públicas que garantam efetivamente uma série de direitos dessa população na contemporaneidade brasileira.

Nesse sentido, abrimos este dossiê com o artigo: NÓS GAYS: a linguagem fascista de pastores neopentecostais no  combate aos Direitos Humanos de Antônio Manoel Elíbio e Franklin Duarte Kobayashi em que se problematiza as possíveis aproximações entre o discurso dos pastores midiáticos Silas Malafaia e Marco Feliciano no combate aos Direitos Humanos LGBT e as estratégias de funcionamento das políticas fascistas. A seguir apresentamos o trabalho de dois  pesquisadores-ativistas, D’Angelles Coutinho Vieira, Clarisse Mack da Silva Campos e Ricardo Alecsander de Queiroz Oliveira com o artigo intitulado Precisamos ser? Pensando identidade e dissidência de gênero na luta pela afirmação dos direitos humanos, que trará em seu bojo provocações teóricas e vivenciais para pensar a categoria analítica de identidade em interlocução com as existências dissidentes de gênero, e de como isso resvala na formulação, implementação e execução de políticas públicas para essa população.

             Nessa mesma esteira de discussão sobre dissidências de gênero e políticas públicas o pesquisador-ativista Ricardo Alecsander e o historiador Antônio Manoel Elíbio Júnior que trazem o estudo sob título (Des)caminhos na jornada de afirmação de gênero: itinerários trans em tempos de COVID-19, em que pensará sobre o acesso à saúde pública através de um serviço ambulatorial do SUS específico para atendimentos à pessoas trans e travestis, por meio de um giro narrativo-metodológico em que pesquisador e usuário são o mesmo sujeito a refletir sobre os trajetos trans nesse equipamento público.

Em seguida, traremos outra reflexão dentro desse universo LGBTQIAPN+ pouco discutida academicamente (pela perspectiva-voz das pessoas estudadas) mas que se coloca como crucial para continuarmos a pensar sobre políticas públicas e direitos para essa população, a partir da pesquisa realizada por Renato Daniel Melo da Silva, Gerbson da Silva Lima e Kalina Vanderlei da Silva, que se propõe a analisar o discurso e identificar as representações sociais que adolescentes homossexuais têm acerca da violência ocorridas nas relações de intimidade homoafetivas intitulada de Representação de comportamentos violentos nas relações de intimidade entre adolescentes homossexuais da periferia do Recife.

Por fim, encerraremos nosso dossiê com o estudo do pesquisador-ativista Nathan Chagas Simões, em seu trabalho intitulado The Brazilian private sector LGBTI agenda: a response to the pressures of social movements in the new consumption and market relations, que discutirá sobre o papel dos movimentos sociais na conquista de direitos e elaboração das políticas institucionais voltadas para LGBTQIAPN+ dentro do setor privado, trazendo casos concretos de empresas que têm atendido a demandas sociais do grupo social em questão.

 

[i] Doutor em História Social pela UNICAMP e Professor Adjunto IV do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba.

[ii] Discente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.

Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Elíbio Júnior, A. M., & Oliveira, R. A. de Q. (2023). Apresentação: Dossiê “Direitos Humanos, história e ativismos LGBTQIAPN+ na contemporaneidade”. Boletim Do Tempo Presente, 12(07), 1–2. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/19620

Número

Sección

Apresentação