MALVINAS: LA GUERRA DESPUÉS DE LA GUERRA PROBLEMAS PARA LA ENSEÑANZA ESCOLAR EN UN TEMA DE LA HISTORIA ARGENTINA RECIENTE

Autores/as

  • Gonzalo de Amézola

Resumen

Este artigo descreve os diferentes sentidos produzidos sobre o acontecimento “Guerra das Malvinas”, no ensino básico argentino, entre os anos 1993 e 2007, que oscilam entre as ideias de “usurpação inglesa do território” nacional e “guerra absurda”, promovida pelo regime militar em busca de legitimação. O texto aponta as principais preocupações dos pesquisadores, os temas e abordagens privilegiados pelos programas e livros didáticos e as contribuições que um exame dessa natureza pode trazer à compreensão das relações entre memória e história, conhecimento acadêmico e conhecimento escolar.

Palavras-chave: Guerra das Malvinas; Programas de ensino; Livro didático na Argentina.

Publicado

2015-09-18

Cómo citar

de Amézola, G. (2015). MALVINAS: LA GUERRA DESPUÉS DE LA GUERRA PROBLEMAS PARA LA ENSEÑANZA ESCOLAR EN UN TEMA DE LA HISTORIA ARGENTINA RECIENTE. Boletim Do Tempo Presente, (08). Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/4150

Número

Sección

Artigos