O TEMPO PRESENTE NOS PROGRAMAS DO COLÉGIO NA FRANÇA: FINS, CONTEÚDOS SUBSTANTIVOS E FORMAS DE PROGRESSÃO (1998-2008)

Auteurs

  • Itamar Freitas

Résumé

Este artigo discute as formas de tratamento do tempo presente na França, país de política centralizada para o ensino de história. As fontes são os programas produzidos para o curso secundário inferior na França, prescritos para os colégios, entre os anos 1998 e 2008. O texto identifica os autores dos dispositivos, a posição e o espaço reservado ao presente, finalidades do tempo presente, formas de anunciação deste presente, modos de distribuição no tempo escolar (progressão das aprendizagens) e as mudanças em termos de conteúdos conceituais ocorridas entre as duas mais recentes reformas educacionais.

Palavras-chave: Ensino secundário; Progressão; Programas de história na França.

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Publiée

2015-09-18

Comment citer

Freitas, I. (2015). O TEMPO PRESENTE NOS PROGRAMAS DO COLÉGIO NA FRANÇA: FINS, CONTEÚDOS SUBSTANTIVOS E FORMAS DE PROGRESSÃO (1998-2008). Boletim Do Tempo Presente, (08). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/4153

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