ANÁLISE DE MODELOS DE DEEP LEARNING PARA AUXÍLIO NO PÓS-DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE

Autores

  • Thomás Tabosa Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Elisson Rocha
  • Theo Lynn
  • Vanderson Sampaio
  • Patricia Takako Endo

Resumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tuberculose (TB) é uma das dez maiores causas de morte no mundo, além de ser a principal causa de morte de pessoas HIV-positivas. O objetivo deste trabalho é propor e analisar modelos de deep learning (DL) que auxiliam no pós-diagnóstico de TB, predizendo a gravidade da doença no paciente. Dois modelos de DL são propostos, uma DL totalmente conectada e uma rede neural convolucional (do inglês convolutional neural network -CNN) e a técnica de Grid-search é aplicada nos dois modelos para definir as configurações com os melhores desempenho. Os modelos de DL apresentam resultados interessantes, com uma configuração da DL totalmente conectada atingindo 83,4% de especificidade, e uma configuração da CNN atingindo 80,5%.

Biografia do Autor

Thomás Tabosa Oliveira, Universidade de Pernambuco

Acadêmico de graduação de Sistemas de Informação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Caruaru, com início no período 2016.1. Ex-professor de inglês nível I no Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) do município de Caruaru. Ex-monitor da disciplina de Arquitetura de computadores no primeiro semestre do ano de 2018. Ex-integrante do Setor de Desenvolvimento no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-Dev) durante o período de 2018.2-2019.2.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Oliveira, T. T., Rocha, E., Lynn, T., Sampaio, V., & Endo, P. T. (2020). ANÁLISE DE MODELOS DE DEEP LEARNING PARA AUXÍLIO NO PÓS-DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE. Boletim Do Tempo Presente, 8(02). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/12596

Edição

Seção

Edição Especial: Seminário Sino-Brasileiro