Educar sobre o Direito de Resistência:

Harry Potter e os Movimentos Partisanos

Autores

  • Melissa Martins Casagrande
  • Flávia Oliveira Ribeiro

Resumo

A pesquisa objetiva uma análise da educação em direitos humanos pelas lentes da literatura infanto-juvenil. Propõe-se uma análise do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix e o
exercício do direito de resistência pela demonstração de semelhanças e diferenças entre temas explorados no livro e a resistência da população civil (movimentos partisanos) no contexto da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. As conclusões apontam para a possibilidade de utilização dos paralelos estabelecidos como ferramenta para a educação em direitos humanos.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Casagrande, M. M. ., & Ribeiro, F. O. . (2022). Educar sobre o Direito de Resistência:: Harry Potter e os Movimentos Partisanos. Boletim Do Tempo Presente, 11(02), 01–16. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/17346

Edição

Seção

Artigos