A falsificação do jornal católico O São Paulo no período de redemocratização brasileira (1982): perspectivas e oposições
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.10354Resumo
Esta pesquisa realizou uma análise da edição falsificada do jornal católico “O São Paulo”, ocorrida em 1982, ano no qual estava em curso a abertura política no país, buscando uma interpretação das reflexões de seus autores. O método utilizado foi a análise com fontes documentais, orientada por categorias analíticas. A partir das elaborações de Karl Mannheim sobre estilos de pensamento e visões de mundo, compreendeu-se que se tratava de uma tentativa de comunicação com os leitores do semanário, contestando suas publicações anteriores e apresentando perspectivas que mantinham diálogos com formas de pensamento pró-ditadura militar. Apreenderam-se, também, na edição “Mea Culpa”, diferentes ideais político-ideológicos que visavam à articulação política conjunta para combater e desqualificar elementos do catolicismo libertador vinculados ao “O São Paulo”.
Palavras-Chave: Pensamento Político Brasileiro. Ditadura Militar (1964- 1985). Jornal Católico O São Paulo. Imprensa Escrita. Política Brasileira
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).