A Construção Social de um Mercado de Serviços Pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.11783

Resumo

O artigo trata da construção social de um mercado de serviços pessoais (personal) sob a perspectiva da Sociologia e Antropologia da Economia, que postulam que a economia está imersa no social e os mercados
são diversos porque são construções históricas, sociais e políticas. Os prestadores de serviços pessoais se autodenominam personals. Os serviços oferecidos têm um caráter pessoal e sob medida, exigindo interação face a face. É uma relação de proximidade atravessada pelo econômico. Tal constatação me levou a questionar sobre que tipo de ajustes e como são feitas as composições no cotidiano profissional dos personals com seus clientes para que a relação se mantenha ajustada. Então para pensar como esses ajustes ocorrem trago a noção de trabalho relacional, como um recurso conceitual, que é definido como um esforço (de ajustes e de composições) que as pessoas têm que fazer para tornar possível esse mercado de serviços pessoais. 


Palavras-chave: Prestação de serviços pessoais. Consultorias pessoais. Personal. Relações de proximidade. Trabalho relacional.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Luísa Célia Escalona de Dios, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Pós-doutorado em andamento na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências Sociais na mesma iinstituição. Periodo de estagio doutoral na École des hautes études en sciences sociales - EHESS. Mestrado em Antropologia na UFRGS. Foi docente nas instituições IPA/RS, SENAC/RS , SENAI/RS e Uniasselvi. Área Antropologia e Sociologia da Economia e Antropologia e Sociologia da .

Referências

BANDELJ, Nina. Relational Work and Economics Sociology. Politics & Society, v. 40, n. 2, p. 175 - 201, 2012 < 10.1177/0032329212441597>

BANDELJ, Nina. Thinking about social relations in Economy as relational work. In: ASPERS, Patrik.; DODD, Nigel.(Orgs.) Re-Imagining Economic Sociology. New York: Oxford University Press, 2016. p. 227 - 251.

BANDELJ, Nina.; MORGAN, Paul. James.; SOWERS, Elisabeth. Hostile worlds or connected lives? Research on the interplay between intimacy and economy. Sociology Compass, v. 9, n. 2 p. 115 - 127, 2015 < 10.1111/soc4.12242>

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Jnaeiro: Bertrand Brasil, 2004.

BOURDIEU, Pierre; MICELI, Sergio. A economia das trocas simbólicas. 6 edição. São Paulo: Perspectiva, 2005.

TILLY, Charles. Why?What happens when people give reasons and why? Princeton: Princeton University Press, 2006.

ZELIZER, Viviana. Economic Lives. New York: Princeton University Press, 2000.

ZELIZER, Viviana. O significado social do dinheiro. In: MARQUES, Rafael.; PEIXOTO, João. (Orgs.). A nova Sociologia Economica: uma antologia. Oeiras: Celta Editora, 2003. p. 125 - 159.

ZELIZER, Viviana. La negociación de la intimidad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2009.

ZELIZER, Viviana. A economia do care. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 10 n. 3, p. 376 a 391, 2010 < 10.15448/1984-7289.2010.3.8337>

ZELIZER, Viviana. El significado social del dinero. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Dios, M. L. C. E. de. (2020). A Construção Social de um Mercado de Serviços Pessoais. Revista TOMO, (36), 231–266. https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.11783

Edição

Seção

Artigos Livres