Mídias e Questões Étnico-Raciais: um enfoque triangular
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.12712Resumo
Este artigo propõe algumas reflexões teóricas a respeito de questões étnico-raciais e mídias, que podem ser úteis em pesquisas que abordem percepções e representações de sujeitos que se autodefinem
como negros comparadas a abordagens da televisão sobre questões étnico-raciais e interações a respeito do tema em redes sociais. Se deseja ressaltar a importância de realizar pesquisas que considerem o
protagonismo dos sujeitos nas construções sociais de estereótipos e no seu combate. Para tanto se propõe a reflexão focada em sujeitos que buscam a valorização da raça negra, vivida positivamente, como
valorização social, verificando suas vivências em torno da televisão e seu protagonismo nos usos de redes sociais, bem como a interação e interpretação de outros sujeitos a respeito destas questões, as representações que outros sujeitos constroem a respeito deles e as repercussões
destas construções em seus espaços de convívio. A reflexão propõe um enfoque metodológico que valorize esse protagonismo, tendo como base a experiência de realização de um estudo anterior
com estudantes de países africanos que buscam formação no Brasil, e a observação de seu convívio em espaços universitários, pesquisa que lançou algumas bases para as questões sobre as quais propomos refletir neste artigo.
Palavras-chave: Mídias tradicionais. Novas mídias. Questões étnico--raciais. Televisão. Redes sociais.
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