Intensificação Laboral e Identidade Profissional: o Professor de Sociologia do Ensino Médio da cidade de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.13027Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar as atuais configurações do trabalho dos docentes da educação básica do estado do Rio Grande do Sul, com foco sobre os que ministram a disciplina de Sociologia no ensino
médio das escolas público-estaduais da cidade de Santa Maria. Para tal, recorremos tanto à aplicação de questionários como à realização de entrevistas. Exercitamos o debate sobre as formas de racionalização
no mundo do trabalho e suas particularidades no ambiente escolar. Focamos no conceito de intensificação e nas mudanças mais contemporâneas que ocorreram no universo laboral e seus impactos externos.
Constatamos que a inadequação entre a formação inicial e a disciplina de Sociologia, bem como elementos de ordem estrutural, impacta de maneira significativa o caráter de artífice e as identidades profissionais
dos docentes.
Palavras-chave: Profissão docente. Identidade Profissional. Sociologia no Ensino Médio. Racionalização do Mundo Laboral. Intensificação do trabalho.
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