Um Pensador das Fronteiras - Entrevista com Paulo Henrique Martins

Entrevista con Paulo Henrique Martins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18221

Palavras-chave:

América Latina, Colonialidade, Entrevista, Teoria Social, Práticas sociais

Resumo

Nesta entrevista, concedida em 6 de junho de 2022, com duração de pouco mais de uma hora e meia, via Google Meet, o intelectual Paulo Henrique Martins compartilha sua trajetória dentro de uma Sociologia na América Latina enquanto um pensador de fronteira. A conversa inicia-se com o professor refletindo sobre sua mais recente produção, o livro Teoria Crítica da Colonialidade, sendo lançada esse ano uma tradução em inglês. Isso o permite explorar a invisibilidade do processo de colonização dentro da teoria sociológica europeia e estadunidense, destacando a permanência de uma colonialidade do saber. Ademais, ele faz um balanço crítico da perspectiva decolonial, apontando para limites e possibilidades em torno de teorias sociais latino-americanas anticoloniais. A partir desse arcabouço teórico refinado, Paulo reflete sobre o contexto de crise mundial, em especial o Brasil, dando ênfase também às práticas sociais de (r)existência. Assim, na continuidade da entrevista, ele relaciona vivamente o percurso de sua produção acadêmica com sua destacada participação na ALAS, enquanto ex-presidente da associação, juntamente com seus outros projetos, como a REALIS, a coluna no jornal “O Povo” e o Instituto da América Latina, da UFPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira Freire Andrade Lira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor Substituto no Departamento de Ciências Sociais da UEM. Doutor em Sociologia na UFPB. 

Rogério de Souza Medeiros, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (orientador de Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

AGAMBE, Giorgio. Homo sacer - O poder soberano e a vida nua I. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

DUSSEL, Enrique. 1492 A origem do mito da modernidade. O encobrimento do outro. Petrópolis: Vozes, 1993.

ESCOBAR, Arturo. Territories of difference. Place, mouvements, life, redes. Duhram and London: Duke University Press, 2008.

EISENSTADT, Shmuel. Multiples modernities, London: Transaction Publishers, 2002.

FANON, Franzt. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.

MARTINS, Paulo Henrique. De Lévi-Strauss a M.A.U.S.S. - Movimento antiutilitarista nas ciências sociais: itinerários do dom. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, pp. 105-130, 2008.

MARTINS, Paulo Henrique. A decolonialidade da América Latina e a heterotopia de uma comunidade de destino solidária. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2015. v. 1. 204p.

MARTINS, Paulo Henrique. Itinerários do Dom: teoria e sentimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2019a. 305p.

MARTINS, Paulo Henrique. Teoria Crítica da Colonialidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2019b. 330p.

MARTINS, Paulo Henrique. Critical Theory of Coloniality. London: Routledge, 2022.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e classificação social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo- Para uma nova cultura política, São Paulo: Cortez Editora, 2008.

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Lira, B. F. F. A., & Medeiros, R. de S. (2023). Um Pensador das Fronteiras - Entrevista com Paulo Henrique Martins: Entrevista con Paulo Henrique Martins. Revista TOMO, 42, e18221. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18221

Edição

Seção

Dossiê: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes