“Todo mundo tem corpo de biquíni”: problematizando a gordofobia e padrões de feminilidades a partir do filme Dumplin (2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18290

Palavras-chave:

Feminilidades, Feminismos, Gênero, Gordofobia, Cinema

Resumo

Neste estudo, analisamos discursos sobre feminismos e feminilidades juvenis no contexto escolar do Cariri cearense a partir da problematização de artefatos culturais. A pesquisa contou com 13 estudantes jovens mulheres de escolas públicas estaduais, por meio de uma entrevista coletiva, com a análise foucaultiana do discurso para examinar o material empírico. Os resultados obtidos evidenciaram que as feminilidades juvenis são marcadas por padrões normativos estereotipados, bullying, violências e preconceitos, como a gordofobia, bem como o não reconhecimento das múltiplas feminilidades. Assim, concluímos enfatizando a importância de incorporar o debate sobre os feminismos e as feminilidades nos currículos escolares e acadêmicos.

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora emEducação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em CiênciasBiológicas pela UFS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Área de Educação em Ciências (AEC/UFCA/CNPq);Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Biodiversidade e Ensino (MABE/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e EstudosCulturais/GESEC/UFS/CNPq. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe/PPGECIMA/UFS.

 

Eugerbia Paula da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), vinculada à linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças. Graduanda em Licenciatura em Matemática. Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2021). Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (2018). Concluiu a Especialização em Biologia e Química pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO) (2021). Atuou como voluntária do Projeto de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o Projeto Educação Sexual nos currículos escolar e acadêmico: sexualidade e gênero numa perspectiva sociocultural (2019). Atuou como Bolsista de pesquisa (PIBIC/PRPI) no Projeto Educação Sexual nos currículos escolares: problematização de discursos acerca de sexualidade e gênero (2020). Atualmente é Bolsista de pesquisa (PIBIC/PRPI) no Projeto Educação Sexual nos currículos escolares: problematização de discursos acerca de sexualidade e gênero(2020). Atua como Professora temporária da rede pública municipal de ensino de Brejo Santo- CE desde 2019. Atua como Assistente editorial da Revista Momento: diálogos em educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande, RS, Brasil. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie). Se dedica a pesquisar sobre Feminismo, Feminilidades e Violências de gênero na escola.

Claudiene Santos, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Pós- doutorado realizado no Grupo de Investigación Género, Estética y Cultura Audiovisual na Universidad Complutense de Madrid. Doutora em Ciências (Psicologia) e Mestra em Psicologia- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras FFCLRP/USP da Universidade de São Paulo. Especialista em Educação Sexual pela SBRASH/FMABC e Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Pontal no Instituto de Ciências Humanas do Pontal (desde outubro/ 2021). Professora associada da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Biologia- DBI/UFS (2010-2021) e docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCINE/UFS), desde 2016.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

de Jesus Souza, E., Paula da Rocha, E. ., & Santos, C. . (2023). “Todo mundo tem corpo de biquíni”: problematizando a gordofobia e padrões de feminilidades a partir do filme Dumplin (2018). Revista TOMO, 42, e18290. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18290

Edição

Seção

Dossiê Gênero, sexualidade e resistência nas artes: olhares desde o Sul global