Tem negras nessa novela? A representação da mulher negra em Lado a lado
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18803Palavras-chave:
Representação; Telenovela; Personagem; Feminismo negro; Lado a lado.Resumo
O artigo analisa a presença da mulher negra nas telenovelas da Rede Globo, com foco em “Lado a lado” (2012-2013), tendo em vista a presença de personagens negras com protagonismo. Nossa base teórica encontra um diálogo alicerçado no pensamento feminista negro a partir das reflexões de Patricia Hill Collins e Lélia Gonzalez. Buscamos empreender uma análise de conteúdo evidenciando as categorias defendidas por tais autoras. O processo metodológico utiliza o conceito desenvolvido por Diane Rose em “análise da imagem em movimento”, que considera a análise específica dos fenômenos televisivos. Nosso tensionamento central é compreender como essas representações atuam para quebrar noções estereotipadas da população negra em geral e, em específico, da mulher negra, ou manter conceitos racistas e pré-determinados.
Downloads
Referências
Araújo, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Ed. Senac, 2019.
Baccega, Maria Aparecida et al. História, ficção e realidade: a novela Lado a Lado e seu olhar sobre questões históricas brasileiras. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil: Múltiplas Identidades - volume 2. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, v. 1, 2016, p. 1-20.
Bueno, Winnie. Imagens de Controle: um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, v. 1, 2020, 176p.
Candido, Marcia Rangel; Feres Júnior, João. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro. Revista Estudos Feministas, v. 27, 2019, p. 1-13.
Campos, Luiz Augusto; Feres Júnior, João. Televisão em cores? Raça e sexo nas telenovelas “Globais” dos últimos 30 anos. Textos para discussão GEMAA, n. 10, 2015, p. 1-23.
Cardoso, Bia. Entrevista: Claudia Lage, autora da novela Lado a Lado. 4 jan. 2013. Disponível em: https://blogueirasfeministas.com/2013/04/01/entrevista-claudia-lage-autora-da-novela- lado-a-lado/. Acesso em 26 abr. 2023.
Collins, Patricia Hills. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência, e a política do empoderamento. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
Freyre, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 51ª ed. São Paulo: Global, 2017.
Geledés. Novela que retratou as tradições de matriz africana recebe prêmio nos EUA. Disponível em: https://www.geledes.org.br/novela-que-retratou-as-tradicoes-de-matriz- africana-recebe-premio-nos-eua/. Acesso em 26 abr. 2023.
Gonzalez, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
Gonzalez, Lélia. Primavera para rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. 1ª Edição. Editora Filhos da África, 2018.
Grijó, Wesley Pereira; Souza, Adam Henrique Freire. O negro na telenovela brasileira: a atualidade das representações. Estudos em comunicação, n 11, maio de 2012, p. 185204.
Jost, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Lado a lado. Rede Globo de Televisão. Autores: João Ximenes Braga e Claudia Lage. Direção: Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra. 154 capítulos, 50 minutos, 2012.
Lopes, Maria Immacolata. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, n.26, 2003, p. 17-34.
Lopes, Maria Immacolata. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes (USP. Impresso), v. 3, 2009, p. 21-48.
Lopes, Maria Immacolata. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. In: 23o. Encontro Anual da Compós, 2014, Belém. Anais do 23.º. Encontro Anual da Compós. São Paulo: Compós, v. 1, 2014, p. 1-16.
Lima, Marcelo Oliveira. A Indústria é Cultural. Novos Olhares (USP), v. 7, 2018, p. 78-89.
Malta, Renata; Oliveira, Laila. Construção de Raça e Gênero nas Personagens de Taís Araújo. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 11, 2020, p. 165-178.
Moreira, Adilson. Racismo recreativo. Editora Jandaíra; 1ª edição, São Paulo: 2019.
Oliveira, Laila Thaíse. A mulher negra na primeira pessoa: uma construção de raça e gênero nas telenovelas protagonizadas por Taís Araújo. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) Universidade Federal de Sergipe, 2016.
Ramos, Victor Adriano. Tem negra nessa novela? Representação da mulher negra em Lado a lado. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Cinema) Programa de Pós- Graduação em Cinema, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022, 135f.
Rose, Diane. Análise de imagens em movimento. In: Bauer, Martin W; Gaskell, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
Santos, Richard. Branquitude e televisão: a nova África (?) na TV pública. Rio de Janeiro: Telha, 2021.
Santos, Richard. Maioria Minorizada: um dispositivo analítico de racialidade. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2020.
Svartman, Rosane. Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações da espectatorialidade, da convergência das mídias e das plataformas interativas. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade Federal Fluminense, Instituto de Artes e Comunicação Social, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).