“Marxistas, maníacos e lunáticos”: as retóricas das novas direitas sobre a dominação das esquerdas nas universidades dos Estados Unidos da América (EUA)

Autores

  • Marco Aurélio Dias de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Camila de Jesus Oliveira Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0009-0005-6464-773X

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20066

Palavras-chave:

Novas Direitas, Educação, Teses Reacionárias, David Horowitz

Resumo

As novas direitas estadunidenses defendem que a educação contemporânea está em crise devido à dominação esquerdista. A partir da perspectiva de Albert Hirschman, o artigo identifica três teses reacionárias que são mobilizadas contra a educação contemporânea, sendo elas: a negação do outro; a falta de pluralismo; e a perseguição. O presente artigo, então, analisa a produção de David Horowitz, um dos principais intelectuais das novas direitas estadunidenses, para ilustrar essas teses. As observações indicam que as teses reacionárias sobre a educação são importantes para compreender a atuação das novas direitas no campo educacional. Essas teses são mobilizadas para legitimar o ataque à educação pública e à diversidade, e para promover uma educação conservadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Dias de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professor no Adjunto no Departamento de Educação/ UFS/ Itabaiana e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia/ufs. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Desenvolve pesquisa relacionadas a sociologia política, econômica e da educação centradas nos seguintes temas: 1- Mobilização da nova direita (no Brasil e nos EUA) a partir de análises que contemplam movimentos conservadores, libertários e pertencentes a direita religiosa a partir do referencial teórico atrelado aos estudos sobre o conceito de Guerra Cultural. O intuito dessas pesquisas é o de compreender como esses movimentos organizam-se e disputam espaço na vida pública em suas tentativas de transformar a realidade a partir de suas crenças e valores. 2- Debate sobre a ideia de crise da democracia, pautadas na ideia de crise da representação política e nas estratégias de atores "neopopulistas". 3- Temas relacionados a política e a história dos EUA após os anos 1950. 4- Discussões sobre Think Tanks.

Camila de Jesus Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (2017.2) e é estudante de Direito da Universidade Tiradentes (UNIT). Possui mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe (2021) e realizou pesquisas na área de desenvolvimento de aplicativos móveis; dados abertos governamentais e cidades inteligentes. Atualmente dedica-se aos estudos acerca do avanço da nova direita no Brasil.

Referências

APPLE, Michael, W. Educação à Direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLOOM, Allan. O Declínio da Cultura Ocidental: da crise da universidade a crise da sociedade. Rio de Janeiro: Best Seller, 1989.

BUCLEY JR. William, F. God and Man at Yale: 50th Anniversary Edition. Wilmington: Isi Conservative Classics, 2004.

BURRIS, Val; DIAMOND, Sara. Academic freedom, conspicuous benevolence, and the National Association of Scholars. Critical Sociology, v. 18, n. 3, p. 125-142, 1991. DOI: https://doi.org/10.1177/089692059101800307

D’SOUZA, Dimesh. Illiberal Education: The Politics of Race and Sex on Campus. New York: The Free Press, 1991.

FAIRCLOUGH, Norman. Political correctness': The politics of culture and language. Discourse & Society, v. 14, n. 1, p. 17-28, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/0957926503014001927

GIROUX, Henry A. Teaching in the age of “political correctness”. In: The Educational Forum. Taylor & Francis Group, v. 59, n. 2, p. 130-139, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/00131729509336380

GROSS, Neil; SIMMONS, Solon. Americans’ Views of Political Bias in the Academy and Academic Freedom. [S.l.]: Working Paper, 2006.

GOTTFRIED, Paul Edward. Conservatism in America: Make sense of the American Right. New York: Paulgrave Macmillan, 2007. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230607040

HIMMELFARB, Gertrude. Academic Advocates. Recent discussions of academic freedom have focused on one particularly egregious case of professorial racism and anti-Semitism. Commentary Magazine, 1995. Disponível em: https://www.commentary.org/articles/gertrude-himmelfarb/academic-advocates/. Acesso em: 2 out. 2023.

HIRSCHMAN, Albert. A retórica da intransigência. Perversidade, Futilidade e Ameaça. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

HOFSTADTER, Richard. The Paranoid Style in American Politics. New York: Vintage, 2008.

HOROWITZ, David. Academic Bill of Rights. Washington, DC: Students for Academic Freedom, 2002

HOROWITZ, David. In Defense of Intellectual Diversity. The Chronicle of Higher Education, v. 50, p. 12, 2004. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/in-defense-of-intellectual-diversity/. Acesso em: 25 nov. 2023.

HOROWITZ, David. Indoctrination U: The Lefts War Against Academic Freedom. New York: Encounter Books, 2009.

LEVIN, Mark R. Marxismo Americano. São Paulo: Citadel, 2021.

MARTIN, William. With God on Our Side: the rise of the religious right in America. New York: Broadway Books. 1996.

MOHL, Raymond A. The Culture Wars and the Universities. The Educational Forum, Vol. 58, 1993. DOI: https://doi.org/10.1080/00131729309335290

MOLLER, Dan. Dilemmas of political correctness. Journal of Practical Ethics, v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://philarchive.org/rec/MOLDOP. Acesso em: 1 set. 2023.

NASH, George H. The conservative intellectual movement in America since 1945. [S.l.]: Simon and Schuster, 2023.

NICKERSON, Michelle M. Mothers of Conservatism: Women and the Postwar Right. Princeton: Princeton University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400842209

PARENTI, Michael. ”The myth of the liberal campus”. The Free Library, 1995. American Humanist Association.Disponível em: https://www.thefreelibrary.com/The+myth+of+the+liberal+campus.-a017449525. Acesso em: 7 set. 2023.

SHAPIRO, Ben. Lavagem Cerebral: Como as Universidades Doutrinam a Juventude. São Paulo: Trinitas, 2020.

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Dias de Souza, M. A., & de Jesus Oliveira, C. (2024). “Marxistas, maníacos e lunáticos”: as retóricas das novas direitas sobre a dominação das esquerdas nas universidades dos Estados Unidos da América (EUA). Revista TOMO, 43, e20066. https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20066

Edição

Seção

Dossiê: Debates sobre a Sociologia Política hoje: Teoria e Empiria