Mercado da cirurgia plástica estética na rede social digital Instagram: emoção, bem-estar e intimidade
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21768Palavras-chave:
Mercado, Cirurgia plástica estética, Emoção, Bem-estar, IntimidadeResumo
O artigo examina a relação entre o mercado da cirurgia plástica estética e a ascensão dos influenciadores nas redes sociais digitais, buscando identificar como esses influenciadores têm se envolvido na publicidade desse setor, moldando concepções e desejos em torno do corpo ideal. Argumentamos que as narrativas criadas pelos influenciadores acionam emoções para falar do corpo pós-cirurgia, especialmente as emoções positivas, naturalizando os riscos dos procedimentos cirúrgicos e que essas narrativas são sustentadas em um discurso de informalidade e intimidade, o qual ajuda na construção do mercado da cirurgia estética e da cirurgia estética como bem-estar. A pesquisa qualitativa, realizada no Instagram, coletou e analisou conteúdos de quatro influenciadores, assim como as reações dos seguidores a suas postagens. Os dados foram processados com o software Orange para gerar nuvens de palavras, possibilitando identificar padrões discursivos nos comentários. A análise dos dados foi baseada na sociologia dos mercados e de conceitos de Pierre Bourdieu, em especial o de capital cultural, que permite importantes insights para pensar as relações entre corpo e emoção no mundo social contemporâneo.
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