Mercado da cirurgia plástica estética na rede social digital Instagram: emoção, bem-estar e intimidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21768

Palavras-chave:

Mercado, Cirurgia plástica estética, Emoção, Bem-estar, Intimidade

Resumo

O artigo examina a relação entre o mercado da cirurgia plástica estética e a ascensão dos influenciadores nas redes sociais digitais, buscando identificar como esses influenciadores têm se envolvido na publicidade desse setor, moldando concepções e desejos em torno do corpo ideal. Argumentamos que as narrativas criadas pelos influenciadores acionam emoções para falar do corpo pós-cirurgia, especialmente as emoções positivas, naturalizando os riscos dos procedimentos cirúrgicos e que essas narrativas são sustentadas em um discurso de informalidade e intimidade, o qual ajuda na construção do mercado da cirurgia estética e da cirurgia estética como bem-estar. A pesquisa qualitativa, realizada no Instagram, coletou e analisou conteúdos de quatro influenciadores, assim como as reações dos seguidores a suas postagens. Os dados foram processados com o software Orange para gerar nuvens de palavras, possibilitando identificar padrões discursivos nos comentários. A análise dos dados foi baseada na sociologia dos mercados e de conceitos de Pierre Bourdieu, em especial o de capital cultural, que permite importantes insights para pensar as relações entre corpo e emoção no mundo social contemporâneo.

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Biografia do Autor

Maria Chaves Jardim, UNESP- Araraquara

É Professora Livre Docente em Sociologia Econômica do Departamento de Ciências Sociais da UNESP de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FCLar. É a Editora Chefe da Revista Estudos de Sociologia da UNESP de Araraquara, desde junho de 2018.É Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar, com parte do seu doutoramento na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris). Foi selecionada pela Comissão Européia de Bolsa Hermes para realização de pesquisas de Pós-Doutorado na Fondation Maison des Sciences de l´Homme (FMSH-Paris), instituição com quem mantem, desde então, diversas parcerias acadêmicas, o que pressupõe uma certa regularidade em estágios de curta duração na França e a mobilização de uma intensa rede internacional, na qual está fortemente inserida; por consequência, insere seus alunos, que são enviados ao exterior para estágios de internacionalização. Fez parte do Programa Jovem Pesquisador em Centro Emergente da Fapesp - sendo parte da pesquisa realizada na EHESS-França entre os anos 2008-2010 - e tem mais de 60 projetos aprovados pela Fapesp. Tem experiência em pesquisa na área de sociologia do trabalho, sociologia do poder, sociologia política, sociologia das elites, sociologia da cultura e sociologia econômica, especialmente nos temas: Estado e mercado, relações capital/trabalho, reforma da previdência social e fundos de pensão, mercado financeiro, construção social dos mercados, novas estratégias sindicais em âmbito nacional e internacional e formas de dominação simbólica. Desde 2017 tem buscado construir uma nova abordagem nas ciências sociais, a socioanálise das emoções, abordagem na qual reivindica, a partir do conceito de socioanpalise de Pierre Bourdieu, o estudo das emoções (amor, ódio, enlutamento, etc) como fenômeno sociológico. No que se refere a sua inserção internacional, destaque para o cargo de professora visitante na Paris-Dauphine entre 2014-2015; É líder do NESPOM-UNESP (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sociedade, Emoções, Poder, Organização e Mercado) e colabora com o Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI) da UFSCar. 

Natalia Souza de Lala, UNESP- Araraquara

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IFCH). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr). Desenvolveu iniciação científica com bolsa FAPESP durante a graduação.

Luana Estela Di Pires, UNESP- Araraquara

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - FCLAr/UNESP. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisadora- bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado (NESPOM-FCLAr) (2018-atualmente). Integra o corpo editorial da Revista Cadernos de Campo (ISSN 2359-2419) e é responsável pelo design da Revista Estudos de Sociologia (e-ISSN: 1982-4718). Possui linha de pesquisa voltada para a Sociologia Digital e Sociologia Econômica, sobretudo em redes sociais, marketing de influência, influenciadores digitais e mercado digital. Graduada em Ciências Sociais pela FCLAr/UNESP, participou do Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Sociais da FCLAr entre 2017 e 2020.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Jardim, M. C., Souza de Lala, N., & Di Pires, L. E. (2025). Mercado da cirurgia plástica estética na rede social digital Instagram: emoção, bem-estar e intimidade. Revista TOMO, 44, e21768. https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21768

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e bem-estar: o olhar da Sociologia dos Mercados

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