Mundo digital e empreendedorismo: novas expressões do conservadorismo na era algorítmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21852

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Fórmula de lançamento, Biografias exemplares, neoconservadorismo social, marketing digital

Resumo

O artigo investiga novas expressões de conservadorismo as quais circulam no mundo digital, explorando a convergência com o mercado de influenciadores no contexto das redes sociais. Para tanto, parte-se da análise da "Fórmula de Lançamento", que promete ensinar pessoas comuns a venderem produtos digitais por meio da influência. A análise interpretativa de conteúdo permite descrever significados e fazer inferências contextualizadas a partir dos códigos “dinheiro”, “família” e “liberdade”. A análise mostra que há uma confluência entre esses discursos na promoção de uma narrativa performativa e motivacional, muitas vezes desprovida de base técnica ou teórica, que sugere a possibilidade de libertação do trabalho tradicional, um faturamento expressivo e mais tempo para a família. Por fim, sugerimos que esses discursos têm implicações no contexto social amplo ao moralizar o sucesso financeiro como uma escolha individual, desconsiderando o contexto social e as questões da vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Barbara Michele Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação de Sociologia e Ciência Política na UFSC. Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC e e na Université Paris 8 Vincenne-Saint-Denis. Doutora e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Integrante dos núcleos: NUSEC (Núcleo de Sociologia Econômica), NESFHiS (Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde) e NIGS (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: mercado, estado, sociologia da ciência, sociologia da saúde e relações de gênero, sofrimento psíquico e uso de psicotrópicos.

Naína Ariana Souza Tumelero, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas -PPGICH/UFSC. Mestra e Bacharela em Direito. Advogada OAB/SC 48620. Tem experiência nas áreas de Direito do Consumidor, Direito Civil, Direitos Humanos, Ecologia Política e Direito Ambiental. Atualmente tem se dedicado às pesquisas sobre os temas de proteção de dados comportamentais, relação humana com a tecnologia e condição humana no capitalismo da vigilância.

Márcia Mazon, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia pela USP, mestrado e doutorado em Sociologia Política pela UFSC. É coordenadora do NUSEC ? Núcleo de Sociologia Econômica e tem experiência de pesquisa na área da Sociologia com ênfase em Sociologia dos Mercados e Sociologia da Saúde Mental. É professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, ambos da UFSC. Realizou estagio pós doutoral na UBA, Argentina, no Instituto Gino Germani. Atua principalmente nas areas de Sociologia dos Mercados e Sociologia da Saúde e com os temas: indústria farmacêutica e consumo de psicotrópicos, psicotrópicos e gênero, estudos sociais dos fármacos e sociologia da saúde mental, arranjos institucionais e suas acomodações a partir das tecnologias digitais, turismo e turismo penitenciário, mercado editorial, saneamento, mulheres e a nova ordem social digital.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Amorim, B. M., Tumelero, N. A. S., & Mazon, M. da S. (2025). Mundo digital e empreendedorismo: novas expressões do conservadorismo na era algorítmica. Revista TOMO, 44, e21852. https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21852

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e bem-estar: o olhar da Sociologia dos Mercados

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