Mundo digital e empreendedorismo: novas expressões do conservadorismo na era algorítmica
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v44.21852Palavras-chave:
Neoliberalismo, Fórmula de lançamento, Biografias exemplares, neoconservadorismo social, marketing digitalResumo
O artigo investiga novas expressões de conservadorismo as quais circulam no mundo digital, explorando a convergência com o mercado de influenciadores no contexto das redes sociais. Para tanto, parte-se da análise da "Fórmula de Lançamento", que promete ensinar pessoas comuns a venderem produtos digitais por meio da influência. A análise interpretativa de conteúdo permite descrever significados e fazer inferências contextualizadas a partir dos códigos “dinheiro”, “família” e “liberdade”. A análise mostra que há uma confluência entre esses discursos na promoção de uma narrativa performativa e motivacional, muitas vezes desprovida de base técnica ou teórica, que sugere a possibilidade de libertação do trabalho tradicional, um faturamento expressivo e mais tempo para a família. Por fim, sugerimos que esses discursos têm implicações no contexto social amplo ao moralizar o sucesso financeiro como uma escolha individual, desconsiderando o contexto social e as questões da vida cotidiana.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Amanda. Érico Rocha: quem é o nome por trás da Fórmula de Lançamento? Blog Rockcontent. 12 de Fevereiro de 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/erico-rocha/#:~:text=O%20pai%20da%20F%C3%B3rmula%20de,o%20trabalho%20de%20Jeff%20Walker. Acesso em: 23 ago. 2024.
AMOR DIVINO, Marcos Daniel do. O uso dos gatilhos persuasivos no marketing digital e as emoções como âncoras da persuasão. Orientadora: Helcira Maria Rodrigues de Lima. 2020. 266 f. Tese (Doutorado em Recursos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33899/1/Tese_O%20uso%20dos%20gatilhos%20persuasivos%20no%20marketing%20digital%20e%20as%20emo%c3%a7%c3%b5es%20como%20%c3%a2ncoras%20da%20persuas%c3%a3o.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL PARALELO (2023). O homem que mudou o marketing digital no Brasil, Érico Rocha, revela ao vivo na BP sua visão sobre o futuro dos infoprodutos. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/noticias/o-homem-que-mudou-o-marketing-digital-no-brasil-erico-rocha-revela-ao-vivo-na-bp-sua-visao-sobre-o-futuro-dos-infoprodutos#:~:text=O%20principal%20mentor%20para%20atingir,Launch%20Formula%20para%20o%20Brasil. Acesso em: 22 ago. 2024.
BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional das ideias. Enfoques, v. 1, n. 1, p. 4–15, 2002. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/enfoques/article/view/12679/8870. Acesso em: 10 fev. 2025.
BOURDIEU, Pierre. As estruturas sociais da economia. Porto: Campo das Letras Editores S. A. 2006. 340 p.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2a. Ed., 1a. reimpr., SP:EDUSP, 2008. 192 p.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 704 p.
BROWN, Wendy. American Nightmare: Neoliberalism, neoconservatism, and de-Democratization. Political Theory, v. 34, n. 6, p. 690-714, 2006. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20452506?seq=1&cid=pdf-reference#references_tab_contents. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1177/0090591706293016
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019. 256 p.
CABANAS, Edgar; ILLOUZ Eva. Happycracia. Bogotá: Editorial Planeta Colombiana, 2019. 224 p.
CESARINO, Letícia. Pós-verdade e a crise do sistema de peritos: uma explicação cibernética. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 73–96, 2021. DOI: 10.5007/2175-8034.2021.e75630. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/75630/45501. Acesso em: 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2021.e75630
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016. 402p.
DOMINGUEZ, Michelle Gomes Alonso. A pós-verdade como paradigma argumentativo. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 124–137, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i2p124-137. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/204983/197039. Acesso em: 22 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p124-137
DOURADO, Bruna. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. RD STATION, 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 22 ago. 2024.
DRISKO, James W.; MASCHI, Tina. Content Analysis. Oxford: Oxford University Press. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190215491.001.0001. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190215491.001.0001
JEFFWALKER. s.d. Product Launch Formula. Disponível em: https://jeffwalker.com/programs/product-launch-formula/. Acesso em: 22 ago. 2024.
FISHER, Max. A máquina do caos: como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. São Paulo: Todavia, 2023. 512 p.
FOURCADE, Marion. Ordinal citizenship. The British Journal of Sociology, v. 72, n. 2, p. 154–173, 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-4446.12839. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-4446.12839
FOURCADE, Marion; HEALY, Kieran. Classification situations: Life-chances in the neoliberal era. Accounting, Organizations and Society, v. 38, n. 8, p. 559-572, 2013. https://doi.org/10.12759/hsr.42.2017.1.23-51. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aos.2013.11.002
FRIDMAN, Daniel. El sueño de vivir sin trabajar. Una sociología del emprendedorismo, la autoayuda financiera y el nuevo individuo del siglo XXI. Buenos Aires, Ed. Siglo XXI, 2019. 239 p.
GONÇALVES JÚNIOR, Mauro Moura; RIBEIRO, Daniella Costantini Chagas. O marketing digital e a combinação estratégica de métodos para o sucesso de negócios online: um estudo de caso das estratégias de lançamento, webinars e funil de vendas perpétuo. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 3, 2019. Disponível em: https://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/320/277. Acesso em: 10 fev. 2025.
GOOGLE BOOKS (2019). A fórmula do lançamento. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_f%C3%B3rmula_do_lan%C3%A7amento.html?id=QHL_zwEACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y. Acesso em: 22 ago. 2024.
HOTMART (2023). Como fazer 6 em 7: conhecendo mais sobre o Fórmula de Lançamento. Disponível em: https://hotmart.com/pt-br/blog/o-que-e-formula-de-lancamento. Acesso em: 6 set. 2024.
HOTMART (2024). Infoprodutos: o que são, tipos e como começar a vender. Disponível em: https://hotmart.com/pt-br/blog/infoprodutos. Acesso em: 22 ago. 2024.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 188 p.
KIYOSAKI, Robert T.; LECHTER, Sharon L. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre o dinheiro. 52. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. 186 p.
LEITE, Elaine da Silveira. A ressignificação da figura do especulador-investidor e as práticas de educação financeira. Civitas: Revista de Ciências Sociais, 17, p. 114-130, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/LsJs85tCR9CWDFLLYrNvjbc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.1.24446
LENOIR, Rémi. Objeto sociológico e problema social. In: CHAMPAGNE et al. Iniciação à prática sociológica. RJ: Vozes, p. 59-105, 1996.
MAZON, Marcia da Silva; AMORIM, Barbara Michele; BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. Psicotrópico se declina no feminino: saúde mental e mundo digital em questão. Revista Estudos Feministas, v. 31, n. 1, p. e93079, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n193079. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/6HnL8bhG84Wxd5Gx6bBJFXP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n193079
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018. 189 p.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT – OECD (2020). Average daily time spent using Internet, mobile Internet and social media, 2019, in OECD Digital Economy Outlook 2020: OECD Publishing, Paris, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1787/9596e864-en. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1787/9596e864-en
PATEL, Neil. Fórmula de Lançamento: o que é, como funciona e quanto custa. s.d. Blog do Neil Patel. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/formula-de-lancamento/. Acesso em 6 set. 2024.
ROCHA, Camila. Menos Marx, mais Mises: o liberalismo e a nova direita no Brasil. São Paulo: Todavia, 2021. 240 p.
ROCHA, Erico. Esse é o impacto que o Fórmula de Lançamento traz. 22 de novembro de 2018, Instagram. Disponível em https://www.instagram.com/p/BqfRIUrl-mc/?igsh=bXE2NnQ5N3NzYTA0. Acesso em: 10 fev. 2025.
ROCHET, Jean-Charles; TIROLE, Jean. Platform competition in two-sided markets. Journal of the European Economic Association, v. 1, n. 4, p. 990-1029, 2003. Disponível em: https://academic.oup.com/jeea/article-pdf/1/4/990/10312916/jeea0990.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1162/154247603322493212
RODRÍGUEZ, Pablo Esteban. Espetáculo do dividual: tecnologias do eu e vigilância distribuída nas redes sociais. In: BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. 1a ed. São Paulo: Boitempo, p. 181-197, 2018.
ROSA, Felipe. Fórmula de Lançamento: potencialize suas vendas com essa estratégia. Agência Mestre, 2024. Disponível em https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/formula-de-lancamento/. Acesso em: 6 set. 2024.
SANTAELLA, Lucia; KAUFMAN, Dora. Os dados estão nos engolindo? Civitas: Revista de Ciências Sociais, v. 21, n. 2, p. 214–223, 2021. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39640. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/39640/26952. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39640
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE (2022). O que é um infoproduto? Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-um-infoproduto,79f8d6b90ed24810VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=O%20infoproduto%20%C3%A9%20qualquer%20tipo,para%20entreter%20ou%20gerar%20engajamento. Acesso em: 23 ago. 2024.
TADIOTO, Lucas Vinicius. O lançamento de produtos no contexto do marketing digital: uma análise comparativa entre a fórmula de lançamento, academia da produtividade e negócio online de sucesso. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/177708/001062616.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 fev. 2025.
TUMELERO, Naína Ariana Souza. O papel legislativo do estado na formação e manutenção do mercado de dados pessoais no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/251576/PICH0275-T.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 fev. 2025.
ZELIZER, Viviana A. Human Values and the Market: the case of life insurance and death in 19th-century america. American Journal of Sociology, v. 84, n. 3, p. 591–610, 1978. DOI: https://doi.org/10.1086/226828
WALKER, Jeff. A Fórmula do Lançamento. Best Business, 2019. 352 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Barbara Michele Amorim, Naína Ariana Souza Tumelero, Márcia Mazon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).