Uma Década das Ações Afirmativas na UEL (2004-2014)

Autores

  • Maria Nilza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3190

Resumo

As políticas de ação afirmativa implantadas há mais de dez anos em muitas universidades brasileiras continuam a desafiar o seu principal objetivo: a inclusão e a permanência de estudantes das camadas pobres e dos negros. Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos do sistema de cotas na UEL, após dez anos da sua implantação. Foram utilizados os dados quantitativos disponíveis nas Pró-Reitorias:de Planejamento–PROPLAN; de Graduação – PROGRAD; e da Coordenadoria de Processos Seletivos-COPS da UEL. Os resultados mostram que as cotas possibilitaram maior ingresso dos estudantes oriundos das escolas públicas,
porém o número de negros ficou abaixo das expectativas, refletindo as dificuldades da efetiva inserção da população negra na educação superior. Outro problema enfrentado pela universidade é o aumento da demanda de assistência estudantil e a falta de recursos para responder e fetivamente às necessidades.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

da Silva, M. N. (2014). Uma Década das Ações Afirmativas na UEL (2004-2014). Revista TOMO. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3190

Edição

Seção

PARTE II: A Implementação da Política de Cotas Universitárias: Estudos de Caso