O pensamento político de José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.5268Resumo
O artigo pretende definir o traço característico do pensamento político de José de Alencar como acomodação de diferentes tendências teóricas numa visão de totalidade do movimento social no Brasil do século XIX. Como resposta as mudanças sociais, o autor construiu um modelo de modernização conservadora que preconizava a conjugação dos tópicos avançados do liberalismo e da democracia com um culturalismo de extração historicista que singularizava o nacional e definia o ritmo adequado as reformas políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).