Sociologia histórica do estado: igreja e construção Nacional no brasil e na argentina
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.5266Resumo
Este texto consiste numa proposta de reflexão analítica cujo objetivo maior é estimular um exercício comparativo sobre uma temática específica: o papel e o peso da Igreja católica nos processos de construção nacional argentino e brasileiro. Em caráter ainda preliminar, a principal finalidade do trabalho é retomar discussões consagradas no campo de estudos sobre construção nacional, formação do Estado e do sistema político e procurar atualizá-las com base em perspectivas menos conhecidas e consideradas pelas ciências sociais no Brasil. Com base em noções como "importação" e "exportação política" e tomando a cultura como variável central na compreensão de diferentes dinâmicas do fenômeno político, tais estudos oferecem um amplo e rico conjunto de instrumentos conceituais e metodo1ógicos que podem ser de grande utilidade não apenas para especialistas da área, mas igualmente para pesquisadores cujo referencial empírico são sociedades "não-ocidentais", como a América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).