Pesquisa e Desenvolvimento Intercultural: Dilemas de Acesso, uso e Divisão Justa e Equitativa de Benefícios
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.7653Resumo
A regulamentação de estratégias de acesso, uso e divisão de be- nefícios em pesquisas tecnocientíficas com uso de conhecimen- to tradicional é tema de inúmeros debates mundo afora. Com o objetivo de contribuir com os estudos sociológicos sobre a ques- tão, este artigo analisa duas estratégias de pesquisa e desenvolvi- mento adotadas pelo campo científico para acessar, usar e dividir benefícios com comunidades tradicionais/étnicas. Os modelos de pesquisa horizontal e pesquisa vertical destacam os dilemas, conflitos e virtudes observados em atividades de pesquisas vol- tadas para a produção de capital científico puro e para a inova- ção tecnológica no campo farmacêutico. O objetivo deste artigo é contribuir com os estudos sobre as diferentes estratégias para a divisão justa e equitativa de benefícios em pesquisas intercul- turais realizadas no compartilhamento de informações e conhe- cimentos e utilização de mecanismos de propriedade privada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).