UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS PELO GT13 NO BRASIL SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18419Resumo
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir e analisar artigos publicados em cinco números temáticos de periódicos brasileiros acerca da Educação Matemática Inclusiva. Tais resultados podem ajudar a compreender as problemáticas que acometem os processos para promover uma inclusão dos que, em alguma medida, estão em circunstâncias de exclusão. Para a produção de um cenário investigativo, foram selecionados 46 artigos que, divididos em duas categorias denominadas inicial e final, permitiram inferir que as produções científicas convergem suas análises para entender as nuances do processo educacional a partir da inclusão de estudantes, de professores em seus respectivos ambientes de trabalho, ligados à temática formação inicial e continuada de professores. Os estudos focam no Estágio Supervisionado, nas Tecnologias Assistivas, a partir das narrativas, e na construção de um ensino acessível. Os resultados apontam a importância de os docentes legitimarem as necessidades educacionais específicas dos alunos, respeitar as particularidades de aprendizagem de cada um, de modo a flexibilizar, refletir e construir ações pedagógicas nas diferentes áreas de conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa brasileira. GT13. Educação Matemática Inclusiva.
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Copyright (c) 2023 REINALDO FEIO LIMA, Fábio Alexandre Borges, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Vera Débora Maciel Vilhena
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