UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS PELO GT13 NO BRASIL SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS PELO GT13 NO BRASIL SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Reinaldo Feio Lima UNIFESSPA/IEA
  • Fábio Alexandre Borges Unespar
  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Unioeste
  • Vera Débora Maciel Vilhena UFPA

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18419

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir e analisar artigos publicados em cinco números temáticos de periódicos brasileiros acerca da Educação Matemática Inclusiva. Tais resultados podem ajudar a compreender as problemáticas que acometem os processos para promover uma inclusão dos que, em alguma medida, estão em circunstâncias de exclusão. Para a produção de um cenário investigativo, foram selecionados 46 artigos que, divididos em duas categorias denominadas inicial e final, permitiram inferir que as produções científicas convergem suas análises para entender as nuances do processo educacional a partir da inclusão de estudantes, de professores em seus respectivos ambientes de trabalho, ligados à temática formação inicial e continuada de professores. Os estudos focam no Estágio Supervisionado, nas Tecnologias Assistivas, a partir das narrativas, e na construção de um ensino acessível. Os resultados apontam a importância de os docentes legitimarem as necessidades educacionais específicas dos alunos, respeitar as particularidades de aprendizagem de cada um, de modo a flexibilizar, refletir e construir ações pedagógicas nas diferentes áreas de conhecimento.

Palavras-chave: Pesquisa brasileira. GT13. Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

LIMA, R. F., Borges, F. A., Camargo de Almeida Klaus, V. L., & Maciel Vilhena, V. D. (2023). UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS PELO GT13 NO BRASIL SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 367–383. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18419
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