UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS PELO GT13 NO BRASIL SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18419Résumé
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir e analisar artigos publicados em cinco números temáticos de periódicos brasileiros acerca da Educação Matemática Inclusiva. Tais resultados podem ajudar a compreender as problemáticas que acometem os processos para promover uma inclusão dos que, em alguma medida, estão em circunstâncias de exclusão. Para a produção de um cenário investigativo, foram selecionados 46 artigos que, divididos em duas categorias denominadas inicial e final, permitiram inferir que as produções científicas convergem suas análises para entender as nuances do processo educacional a partir da inclusão de estudantes, de professores em seus respectivos ambientes de trabalho, ligados à temática formação inicial e continuada de professores. Os estudos focam no Estágio Supervisionado, nas Tecnologias Assistivas, a partir das narrativas, e na construção de um ensino acessível. Os resultados apontam a importância de os docentes legitimarem as necessidades educacionais específicas dos alunos, respeitar as particularidades de aprendizagem de cada um, de modo a flexibilizar, refletir e construir ações pedagógicas nas diferentes áreas de conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa brasileira. GT13. Educação Matemática Inclusiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REINALDO FEIO LIMA, Fábio Alexandre Borges, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Vera Débora Maciel Vilhena 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |