DO ENSINO DE MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18407Resumen
O ensino de Matemática por meio do uso das Tecnologias Digitais, pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem por diversos contextos e maneiras a serem propostas em sala de aula para a área de Educação Especial. Isto pode ser evidenciado visto a articulação das ações educacionais para os diversos tipos de Transtornos do Neurodesenvolvimento, e um deles são as propostas para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, a proposta dessa pesquisa é mapear, na Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação, quais são as tecnologias digitais que estão sendo utilizadas para o ensino de Matemática para alunos autistas. A pesquisa foi feita através da análise dos trabalhos mapeados, gerando, assim, evidências para sua utilização em âmbito escolar. Como resultados, observou-se que, na biblioteca analisada, somente 5 trabalhos foram contemplados pela string gerada dos 16.792 trabalhos disponíveis na biblioteca analisada, indicando a necessidade de desenvolver materiais que tecem essa temática; principalmente para as escolas públicas brasileiras, que abarca a inclusão de forma a garantir o direito de todos.
Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Ensino Matemática. Mapeamento. Tecnologias Digitais.
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