DO ENSINO DE MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

DO ENSINO DE MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18407

Résumé

O ensino de Matemática por meio do uso das Tecnologias Digitais, pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem por diversos contextos e maneiras a serem propostas em sala de aula para a área de Educação Especial. Isto pode ser evidenciado visto a articulação das ações educacionais para os diversos tipos de Transtornos do Neurodesenvolvimento, e um deles são as propostas para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, a proposta dessa pesquisa é mapear, na Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação, quais são as tecnologias digitais que estão sendo utilizadas para o ensino de Matemática para alunos autistas. A pesquisa foi feita através da análise dos trabalhos mapeados, gerando, assim, evidências para sua utilização em âmbito escolar. Como resultados, observou-se que, na biblioteca analisada, somente 5 trabalhos foram contemplados pela string gerada dos 16.792 trabalhos disponíveis na biblioteca analisada, indicando a necessidade de desenvolver materiais que tecem essa temática; principalmente para as escolas públicas brasileiras, que abarca a inclusão de forma a garantir o direito de todos.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Ensino Matemática. Mapeamento. Tecnologias Digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Cornélio Procópio.

Doutor em Informática pela PUCPR e Pós-doutorando em Educação na UNIVALI

Adriana Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí.

Doutora em Educação.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20

Comment citer

Coelho Neto, J., & Alves, A. (2023). DO ENSINO DE MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 384–399. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18407
Loading...