EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA ESTUDANTES CEGOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA ESTUDANTES CEGOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

  • Mayra Darly da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
  • Liliane Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18457

Resumen

Neste artigo, discutiu-se os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve como objetivo analisar pesquisas publicadas sobre ensino e aprendizagem de Estatística para alunos cegos no período de 2015 a 2022. Os dados da pesquisa resultaram de dissertações e teses nacionais coletados nas seguintes cinco bases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); repositório de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec), do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco; Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e dados abertos da Capes. Com base numa análise qualitativa das pesquisas, identificou-se que atividades com mediações e recursos táteis, associados ao sentido da audição, potencializam a Educação Estatística de alunos cegos.

Palavras-chave: Educação Estatística, Letramento Estatístico, Estudantes cegos, Revisão Sistemática da Literatura

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Silva, M. D. da, & Carvalho, L. (2023). EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA ESTUDANTES CEGOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 400–419. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18457
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