EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA ESTUDANTES CEGOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18457Resumo
Neste artigo, discutiu-se os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve como objetivo analisar pesquisas publicadas sobre ensino e aprendizagem de Estatística para alunos cegos no período de 2015 a 2022. Os dados da pesquisa resultaram de dissertações e teses nacionais coletados nas seguintes cinco bases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); repositório de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec), do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco; Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e dados abertos da Capes. Com base numa análise qualitativa das pesquisas, identificou-se que atividades com mediações e recursos táteis, associados ao sentido da audição, potencializam a Educação Estatística de alunos cegos.
Palavras-chave: Educação Estatística, Letramento Estatístico, Estudantes cegos, Revisão Sistemática da Literatura
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