EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A VULNERABILIDADE SOCIAL INFORMAL: CRITICIDADE DE UMA CATADORA DE RECICLÁVEIS AO LIDAR COM A MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A VULNERABILIDADE SOCIAL INFORMAL: CRITICIDADE DE UMA CATADORA DE RECICLÁVEIS AO LIDAR COM A MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO

Autores/as

  • Márcio Alexandre do Nascimento Chagas Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Carlos Eduardo Rocha dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8815-0350

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18525

Resumen

 

O presente texto é um recorte da pesquisa da tese de doutoramento em desenvolvimento e possui como objetivo investigar a criticidade de alguns catadores de reciclagem ao lidar com questões relacionadas ao próprio entendimento da Educação Matemática Crítica em ambientes Informais. Como justificativa apresentamos o olhar para os catadores de reciclagem e a vulnerabilidade que permeia sua atuação, observando sua tomada de decisão para melhorar sua receita. O referencial teórico se ancorou em temas sobre Educação Matemática Crítica, Aprendizagem Informal e Vulnerabilidade Social, se pautando nos catadores de reciclagem. A pesquisa propôs encontrar respostas sobre os elementos que compõem o desdobramento dos processos de tomada de decisão e identificação em ambientes informais de aprendizagem. O percurso metodológico consistiu na em uma entrevista e acompanhamento do cotidiano de uma catadora de reciclagem. Como principais resultados citamos a conscientização do uso da Educação Matemática Crítica em ambientes de conhecimentos informais.

Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Educação Matemática Crítica. Aprendizagem Informal. Catador de recicláveis.

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Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela UNIAN (2016), Mestre em Educação Matemática pela UNIBAN (2012), Pós Graduação - Lato Sensu nos seguintes cursos: Educação Especial Inclusiva - Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (2020), Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distancia pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2010), Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá (2009), Capacitação para Docência no Ensino Superior Tecnológico (2008) e graduação no curso de Tecnólogo em Gestão Financeira (2007), ambos pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, além da graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Camilo Castelo Branco (2003). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do ABC; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo; professor nos cursos de graduação do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade, do Centro Universitário Sumaré e da Faculdade Educamais. Orientador e tutor a distância da UFABC - Universidade Federal do ABC (2017- atual); UFF - Universidade Federal Fluminense, atuando nos cursos de Pós-graduação (2010 -2015), tendo sido tutor também da Fundação CECIERJ durante a formação continuada de professores do estado do Rio de Janeiro, no período de 2011 a 2012.

Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Chagas, M. A. do N. ., & Santos, C. E. R. dos. (2023). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A VULNERABILIDADE SOCIAL INFORMAL: CRITICIDADE DE UMA CATADORA DE RECICLÁVEIS AO LIDAR COM A MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 178–195. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18525
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