ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18472Résumé
Objetiva investigar estudos científicos, no período de 2006 a 2021, que tematizem modificações em materiais para o ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. De abordagem quali-quantitativa, utilizou-se da revisão sistemática como estratégia de pesquisa, tendo como fonte de dados periódicos nacionais nas áreas de Educação Especial e Educação Matemática disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Os critérios de inclusão foram periódicos das referidas áreas, e exclui-se periódicos com áreas diferentes ou que não estavam disponíveis para consulta no Portal. Localizou-se 3401 e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, estudaram-se oito pesquisas por meio da análise de conteúdo. Os estudos mostram que as modificações de materiais foram realizadas para o ensino de conceitos de geometria plana e analítica, funções e conceitos sobre probabilidade. Os resultados mostram a escassez de produções e sinaliza para a necessidade de desenvolvimento de estudos referentes à elaboração de recursos materiais que contribuam para a apropriação dos conteúdos e inclusão dos estudantes com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
Palavras-chave: Ensino de Matemática - Deficiência Visual – Modificações de Materiais.
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(c) Tous droits réservés Daiane Leszarinski Galvão, Eliziane de Fátima Alvaristo, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Elsa Midori Shimazaki 2023
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