ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18472

Resumo

Objetiva investigar estudos científicos, no período de 2006 a 2021, que tematizem modificações em materiais para o ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. De abordagem quali-quantitativa, utilizou-se da revisão sistemática como estratégia de pesquisa, tendo como fonte de dados periódicos nacionais nas áreas de Educação Especial e Educação Matemática disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Os critérios de inclusão foram periódicos das referidas áreas, e exclui-se periódicos com áreas diferentes ou que não estavam disponíveis para consulta no Portal. Localizou-se 3401 e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, estudaram-se oito pesquisas por meio da análise de conteúdo. Os estudos mostram que as modificações de materiais foram realizadas para o ensino de conceitos de geometria plana e analítica, funções e conceitos sobre probabilidade. Os resultados mostram a escassez de produções e sinaliza para a necessidade de desenvolvimento de estudos referentes à elaboração de recursos materiais que contribuam para a apropriação dos conteúdos e inclusão dos estudantes com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Ensino de Matemática - Deficiência Visual – Modificações de Materiais.

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Biografia do Autor

Daiane Leszarinski Galvão, Centro Universitário (UNIGUAIRACÁ)

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR - Campus Ponta Grossa (2017) . Especialização em Educação Especial (2010) e em Ensino de Matemática (2009). Graduada em Matematica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007) e em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004). Atualmente é professora da Faculdade Guairaca e do Colégio Guairacá em Guarapuava-PR.

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Centro Universitário (UNIGUAIRACÁ)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2018, na área de Ensino, com a Tese: O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Saúde; Estratégias Interdisciplinares em Inovação e Promoção da Saúde. Docente do Colegiado de Pedagogia do Centro Universitário UniGuairacá, atuando nos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Administração. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente do Centro de Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Visaul, mantido pela Asociação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais - APADEVI, Guarapuava, Paraná, Brasil (professora QPM/SEED). Membro do Grupo de Pesquisa 'O ensino e inclusão de Pessoas com Deficiência'

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Faz parte dos grupos de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), Ensino e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e Interação e Escrita e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização; Formação de professores, Políticas educacionais. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Leszarinski Galvão, D. ., de Fátima Alvaristo, E., Mamcasz-Viginheski, L. V., & Midori Shimazaki, E. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 420–440. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18472
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