MATEMÁTICA É COISA PARA HOMENS? REFLETINDO SOBRE INCLUSÃO DE GÊNERO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18521Résumé
O texto do artigo apresenta um recorte de pesquisa cujo principal objetivo foi investigar contribuições que um conjunto de encontros, voltados à discussão sobre inclusão de gênero em Matemática, trouxe para a formação de um grupo de estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Minas Gerais. Os encontros, nos moldes do grupo focal, ocorreram por meio da plataforma Google Meet com cinco estudantes, quatro mulheres e um homem. Os conceitos centrais norteadores dos encontros foram inclusão, gênero e inclusão de gênero. Os resultados revelaram algumas contribuições para a formação dos estudantes. Eles e elas passaram a compreender: a necessidade de um olhar crítico sobre situações de discriminação contra a mulher, inclusive em Matemática, e a necessidade de caminhar em uma direção que mude comportamentos e de praticar ações que levem a isso; que a discussão de gênero pode ser inserida na pauta de inclusão; que eles estão fazendo história em termos de avanços na formação do futuro professor de Matemática; a importância das pesquisas; que os estereótipos de gênero contribuem para processos de exclusão da mulher.
Palavras-chave: Inclusão; Gênero; Matemática; Formação inicial de professores de Matemática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés edmilson torisu, Raphael Teixeira 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |