PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: GÊNERO TEXTUAL OU GÊNERO DISCURSIVO

TEXTUAL PRODUCTION IN THE TEXTBOOK: TEXTUAL GENRES OR SPEECH GENRES

Autores

  • Rafaele Almeida SOARES Universidade Estadual de Santa Cruz-Ilhéus/Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de verificar a coerência entre as concepções de gênero assumidas pelas autoras e o tratamento metodológico das propostas de produção textual escrita em dois livros didáticos de Língua Portuguesa (PNLD 2014) do 6º ano do Ensino Fundamental: Singular & Plural - leitura, produção e estudos de linguagem e Projeto Teláris: Português. Esse artigo tem como aporte teórico as ideias de Bakhtin (2003 [1953]) sobre gênero discursivo aplicado ao contexto de ensino/aprendizagem de produção textual, buscando distinguir esse conceito de outros (gênero textual e tipologia textual). A análise incidiu no Manual do Professor e nas propostas de produção textual escrita constantes na seção destinada ao ensino de produção textual, investigando como os gêneros são trabalhados com relação ao campo da comunicação discursiva, aos interlocutores e às suas condições específicas (conteúdo temático, construção composicional, estilo). Os resultados apontam que não há coerência teórica-metodológica nos livros didáticos. No geral, as propostas de produção textual se baseiam na perspectiva dos gêneros textuais, embora exista ainda a incidência de propostas de redação escolar pautada nas tipologias textuais e, em contrapartida, já podem ser encontrados indicativos de esforços voltados a um trabalho com gêneros discursivos.

PALAVRAS-CHAVE: Produção Textual. Livro Didático. Gênero do Discurso.

 

ABSTRACT: This article aims to verify the coherence between the conceptions of gender assumed by the authors and the methodological treatment of the written textual production proposals in two textbooks of Portuguese Language (PNLD 2014) of the 6th grade of elementary School: Singular & Plural - leitura, produção e estudos de linguagem e Projeto Teláris: Português. This article has as theoretical support the Bakhtin’s ideas (2003 [1953]) on speech genre applied to the context of teaching/learning of textual production, seeking to distinguish this concept of others concepts (textual genre and textual typology). The analysis focused in the Teacher’s Manual and on written textual production proposals in the section devoted to the teaching of textual production, investigating how the genres work in relation to the field of discursive communication, to the interlocutors and their specific conditions (thematic content, compositional construction, Style). The results indicate that there is not theoretical-methodological coherence in textbooks. In general, the proposals for textual production are based on the perspective of textual genres, although there is also the incidence of proposals for school writing based on textual typologies and, in contrast, can already be found indicative of efforts towards work with speech genres.

KEYWORDS: Textual Production. Textbook. Speech Genre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaele Almeida SOARES, Universidade Estadual de Santa Cruz-Ilhéus/Bahia

Mestre em Letras: linguagem e representações; Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia – Brasil. E-mail: rafaele_letrasuesc@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3523-8831.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1953]. p. 261-306.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BONINI, Adair. Ensino de gêneros textuais: a questão das escolhas teóricas e metodológicas. Trab. Ling. Apl. Campinas, 37, p. 7-23, jan./jun. 2001. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/jonassantosrs/bonini-2001>. Acesso em: 17 nov. 2016.

BORGATTO, Ana Maria Trinconi. BERTIN, Terezinha Costa Hhashimoto. MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Projeto Teláris: português - 6º ano. 1. ed. São Paulo: Ática, 2012.

BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012a.

______. Perspectiva dialógica. In: BRAIT, Beth. Texto ou discurso? 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012b. p. 9-29.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf >. Acesso em: 29 set. 2015.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. Brasília, 2013. 120 p.: il.

BROCARDO, Rosangela Oro; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática. Horizontes, v. 32, n. 2, p. 07-20, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86>. Acesso em: 24 nov. 2016.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FIGUEIREDO, Laura de; BALTHASAR, Marisa; GOULART, Shirley. Singular & Plural:

leitura, produção e estudos de linguagem - 6º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2012.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. O gênero textual crônica: uma sequência didática voltada ao ensino da leitura e escrita. Escrita - Revista do Curso de Letras da UNIABEU. Nilópolis, v.4, n. 3, mai.-ago., 2013. Disponível em: <http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/762/pdf_115>. Acesso em: 24 nov. 2016.

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed.

São Paulo: Contexto, 2012. p. 151-166.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

MARTINS, Claudiane Maciel da Rocha. Carta aberta: uma proposta de produção textual para o ensino médio. Compartilhando Saberes: revista digital da secretaria de estado da educação da Paraíba. v. 1, p. 03-20, dez-jul 2016. Disponível em: <http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/view/60>. Acesso em: 24 nov. 2016.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, Jose Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, Jose Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 184-207.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Publicado

05-08-2019

Como Citar

SOARES, Rafaele Almeida. PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: GÊNERO TEXTUAL OU GÊNERO DISCURSIVO: TEXTUAL PRODUCTION IN THE TEXTBOOK: TEXTUAL GENRES OR SPEECH GENRES. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 226–245, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11784. Acesso em: 19 dez. 2024.