PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: GÊNERO TEXTUAL OU GÊNERO DISCURSIVO
TEXTUAL PRODUCTION IN THE TEXTBOOK: TEXTUAL GENRES OR SPEECH GENRES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Resumen
RESUMO: Este artigo tem o objetivo de verificar a coerência entre as concepções de gênero assumidas pelas autoras e o tratamento metodológico das propostas de produção textual escrita em dois livros didáticos de Língua Portuguesa (PNLD 2014) do 6º ano do Ensino Fundamental: Singular & Plural - leitura, produção e estudos de linguagem e Projeto Teláris: Português. Esse artigo tem como aporte teórico as ideias de Bakhtin (2003 [1953]) sobre gênero discursivo aplicado ao contexto de ensino/aprendizagem de produção textual, buscando distinguir esse conceito de outros (gênero textual e tipologia textual). A análise incidiu no Manual do Professor e nas propostas de produção textual escrita constantes na seção destinada ao ensino de produção textual, investigando como os gêneros são trabalhados com relação ao campo da comunicação discursiva, aos interlocutores e às suas condições específicas (conteúdo temático, construção composicional, estilo). Os resultados apontam que não há coerência teórica-metodológica nos livros didáticos. No geral, as propostas de produção textual se baseiam na perspectiva dos gêneros textuais, embora exista ainda a incidência de propostas de redação escolar pautada nas tipologias textuais e, em contrapartida, já podem ser encontrados indicativos de esforços voltados a um trabalho com gêneros discursivos.
PALAVRAS-CHAVE: Produção Textual. Livro Didático. Gênero do Discurso.
ABSTRACT: This article aims to verify the coherence between the conceptions of gender assumed by the authors and the methodological treatment of the written textual production proposals in two textbooks of Portuguese Language (PNLD 2014) of the 6th grade of elementary School: Singular & Plural - leitura, produção e estudos de linguagem e Projeto Teláris: Português. This article has as theoretical support the Bakhtin’s ideas (2003 [1953]) on speech genre applied to the context of teaching/learning of textual production, seeking to distinguish this concept of others concepts (textual genre and textual typology). The analysis focused in the Teacher’s Manual and on written textual production proposals in the section devoted to the teaching of textual production, investigating how the genres work in relation to the field of discursive communication, to the interlocutors and their specific conditions (thematic content, compositional construction, Style). The results indicate that there is not theoretical-methodological coherence in textbooks. In general, the proposals for textual production are based on the perspective of textual genres, although there is also the incidence of proposals for school writing based on textual typologies and, in contrast, can already be found indicative of efforts towards work with speech genres.
KEYWORDS: Textual Production. Textbook. Speech Genre.
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