LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palavras-chave:

Ação de extensão, Letramento acadêmico, Resumo

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Araújo GONÇALVES, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Talita Santos MENEZES, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal de Sergipe (DLEV/UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Referências

ABREU, Kátia Nazareth Moura de. et al. O teste Cloze como instrumento de medida da proficiência em leitura: fatores linguísticos e não linguísticos. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v.25, n.3, p. 1767-1799, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11366. Acesso em: 19 jul. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação — Resumo — Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIČ, Roz. (ed.). Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p. 7-15. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Situated_Literacies.html?id=-DuNLtLw-9cC&redir_esc=y. Acesso em: 19 set. 2018.

DELCAMBRE, Isabelle; LAHANIER-REUTER, Dominique. Les littéracies universitaires. Influence des disciplines et du niveau d’étude dans les pratiques de l’écrit, Diptyque, v. 18, p. 11-42, 2010.

FIAD, Raquel Salek. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do GEL, São Paulo, v. 14, n.3, p. 86-99, dez. 2017. Disponível em: https://revistadogel.gel.org.br/rg/article/viewFile/1867/1316. Acesso em: 12 set. 2018.

FISCHER, Adriana. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Revista Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, jul./dez., 2008. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/2334/0. Acessoem: 08 set. 2018.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourse. London: Falmer Press, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. p. 41-57.

LEA, Mary R; STREET, Brian V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, UK, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 31 ago. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel. (org.). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.10, n.2, p. 363-386, jul. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982010000200005&script=sci_abstract. Acesso em: 13 set. 2018.

OLIVEIRA, Eliane Feitoza. Letramentos acadêmicos: abordagens sobre a escrita no ensino superior e a prática do gênero resenha crítica. Revista Trama, Paraná, v.13, n.28, p. 119-142, 2017. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/15021. Acesso em: 13 set. 2018.

RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana (org.). Letramento e formação universitária. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. Aracaju: UNIT, 2009.

SILVA, Marcelo Clemente. Gêneros da escrita acadêmica: questões sobre ensino e aprendizagem. In: REINALDO, Maria Augusta; MARCUSCHI, Beth; DIONISIO, Ângela. Gêneros textuais: práticas de pesquisa e práticas de ensino. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.p. 97-115.

SOUZA, Adriana Grade Fiore et al. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. 2. ed. São Paulo: Disal, 2010.

STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça. Produção Científica sobre o Teste de Cloze. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 223-232, jul./dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3swbRIq. Acesso em: 03 jun. 2019.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

GONÇALVES, Rayane Araújo; MENEZES, Talita Santos; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Travessias Interativas, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 50–67, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA