LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v11i24Mots-clés :
Ação de extensão, Letramento acadêmico, ResumoRésumé
O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.
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