LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Mots-clés :

Ação de extensão, Letramento acadêmico, Resumo

Résumé

O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.

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Bibliographies de l'auteur

Rayane Araújo GONÇALVES, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Talita Santos MENEZES, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal de Sergipe (DLEV/UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

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Publiée

2022-01-07

Comment citer

GONÇALVES, Rayane Araújo; MENEZES, Talita Santos; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 50–67, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Práticas de ensino da escrita acadêmica