DA IDEALIZAÇÃO À MISOGINIA: O RETRATO DA MULHER SATIRIZADA EM CANTIGAS DE D. AFONSO X E NA PINTURA DO SÉCULO XVI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p212-227

Palavras-chave:

Idade média, renascimento, mulher, poesia, pintura

Resumo

A literatura não é um fenômeno estático, ela está sujeita a mutações e rupturas. Logo, o conceito de belo, na literatura medieval, que inspirou a ideia de “mulher ideal” sofreu modificações e, consequentemente, também, transformações ocorreram no que diz respeito às concepções platônicas do perfil feminino, quando comparamos os gêneros lírico e satírico. Na Idade Média, no ambiente palaciano, surgiram as cantigas satíricas, formas literárias que refletiram com veracidade problemas, preocupações e conceitos morais do tempo, por uma visão sardônica (sarcástica, maldosa), como fez D. Afonso X, em suas cantigas profanas. Esses conceitos não se restringiram às temáticas literárias, alcançaram também as telas dos artistas renascentistas. Neste estudo, portanto, tratou-se, justamente, do retrato da mulher satirizada nas cantigas de D. Afonso X e nas pinturas do século XVI, a partir da obra Velha, de Quentin Massys e Leonardo da Vince. Comprovou-se que, nas suas diferentes formas, poesia e pintura convergem para o mesmo ponto: a mulher satirizada, com a aparência ridicularizada e o caráter distorcido.

 

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Biografia do Autor

Clarice Zamonaro Cortez, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras-Literatura Portuguesa, pela UNESP, campus de Assis, desde 1999. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

05-07-2022

Como Citar

COSTA, Nágela Neves da; CORTEZ, Clarice Zamonaro. DA IDEALIZAÇÃO À MISOGINIA: O RETRATO DA MULHER SATIRIZADA EM CANTIGAS DE D. AFONSO X E NA PINTURA DO SÉCULO XVI. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 25, p. 212–227, 2022. DOI: 10.51951/ti.v12i25.p212-227. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17113. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos literários