VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p191-207Palavras-chave:
Variação linguística, Preconceito linguístico, Respeito linguístico, Ensino de língua portuguesaResumo
Utilizamos, neste artigo, o conto “Fita verde no cabelo: nova velha estória”, de Guimarães Rosa, para estabelecer relações entre o que seriam, por um lado, caminhos “encurtosos” e velhos problemas e, por outro, caminhos “loucos e longos” e novas histórias, no que diz respeito à tríade variação, preconceito e ensino de língua portuguesa. Para isso, discutimos questões teóricas para contextualizar ambos os tipos de caminho, problematizar aspectos que pertencem aos caminhos “encurtosos” e evidenciar experiências dos caminhos “loucos e longos”. Esperamos, com as ideias aqui apresentadas, explicitar a potencialidade de caminhos “loucos e longos” para uma educação, verdadeiramente, (socio)linguística.
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