VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p191-207

Palavras-chave:

Variação linguística, Preconceito linguístico, Respeito linguístico, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Utilizamos, neste artigo, o conto “Fita verde no cabelo: nova velha estória”, de Guimarães Rosa, para estabelecer relações entre o que seriam, por um lado, caminhos “encurtosos” e velhos problemas e, por outro, caminhos “loucos e longos” e novas histórias, no que diz respeito à tríade variação, preconceito e ensino de língua portuguesa. Para isso, discutimos questões teóricas para contextualizar ambos os tipos de caminho, problematizar aspectos que pertencem aos caminhos “encurtosos” e evidenciar experiências dos caminhos “loucos e longos”. Esperamos, com as ideias aqui apresentadas, explicitar a potencialidade de caminhos “loucos e longos” para uma educação, verdadeiramente, (socio)linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria BRANDÃO, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Marcus Garcia de SENE, Centro Universitário Newton Paiva

Professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva.

Caroline Carnielli BIAZOLLI, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Departamento de Metodologia de Ensino. Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Referências

BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, S. M.; ROCHA, M. do R. O ensino de português e a variação linguística em sala de aula. In: MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. (org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 37-55.

BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P. “Pierre Bourdieu”. Organização de Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983.

BRANDÃO, S. M. Alternância verbal em construções condicionais: um fenômeno variável? Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. UNESP. 2018.

BRANDÃO, S. M.; BIAZOLLI, C. C.; SENE, M. G. Preconceito linguístico dentro e fora da rede. Falange Miúda, 5(2), p. 222-243, 2020.

BRITTO, L. P. L. À sombra do caos: ensino de línguas x tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras/ALB, 1997.

CALVET, L. Sociolingüística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée sauvage, 1991[1985].

ERICKSON, F. Transformation and school success: the politics and culture of educational achievement. Anthropology & Education Quarterly, Wiley Online Library, v. 18, n. 4, p. 335-356, 1987.

FARACO, C. A. Bases para uma Pedagogia da variação linguística, 2020. 1 vídeo (1h 9min 15s). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw.2020. Acesso em: 20 ago. 2020.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira – desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

FARACO, C. A. Por uma pedagogia da variação linguística. In: CORREA, D. A. (org.). A relevância social da Linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 21-50.

FORSTER, M. dos S.; LEITE, T. C. Formação continuada de professores: da parceria entre universidade e escola ao protagonismo e reconhecimento do trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 865-887, 2014.

HYMES, D. On Communicative competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, J. (ed.) Sociolinguistics: selected readings. Harmondsworth: Penguin, 1972. p. 269-293.

LEITE, M. Q. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.

LIMA, R. J. Variação linguística e os livros didáticos de português. In: MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. (org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 115-131.

MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 49-87.

MONTEAGUDO, H. Variação e norma linguística: subsídios para uma (re)visão. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 15-48.

MORAIS, C. G. O tratamento da diversidade e variação linguística em livros didáticos de português. Letras e Letras, Uberlândia, v. 31, n. 2, p. 188-210, 2015.

OUSHIRO, L. Uma análise variacionista para as Interrogativas-Q. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, 2011.

RAZKY, A.; FEITEIRO, S. R. Sociolinguística e Livro Didático: uma análise exploratória. Signum, Londrina, v. 18, n. 1, p. 309-332, 2015.

ROSA, J. G. Fita verde no cabelo: nova velha estória. O Estado de São Paulo, Suplemento Literário, 8 fev. 1964. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19640208-27239-nac-0033-lit-3-not/. Acesso em: 21 mar. 2022.

SCHERRE, M. M. P. Respeito Linguístico: contribuições da Sociolinguística Variacionista, 2020. 1 vídeo (2h04min11s). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W4XqhsiB9I0. Acesso em: 13 nov. 2020.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SENE, M. G. Os desvios ortográficos de redações escolares do Ensino Fundamental II: descrição, análise e atitudes linguísticas dos professores. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. UNESP. 2018.

SENE, M. G.; BARBOSA, J. B. Quando a oralidade chega à escrita: discutindo os desvios ortográficos em textos do Ensino Fundamental II de Uberaba/MG. A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 19, p. 7-26, 2019.

SENE, M. G.; BIAZOLLI, C. C.; BRANDÃO, S. M. “What deeply irritates you”: subjective evalution and societal evidence of (socio)linguistic phenomena. In: MASSINI-CAGLIARI, G.; BERLINCK, R. A.; RODRIGUES, A. T. C. (org.). Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil. Springer. 2022. (no prelo)

SENE, M. G.; SILVA, M. C. A.; ARAÚJO, S. S. F. Revisitando velhos percalços: a abordagem da variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Letra Magna (Online), v. 20, p. 1-20, 2017.

SILVA, C. M. R. O agir didático do professor de língua portuguesa e sua reconfiguração em textos de autoconfrotação. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. São Paulo, 2013.

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006[1968].

ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. (org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

04-01-2023

Como Citar

BRANDÃO, Silvia Maria; SENE, Marcus Garcia de; BIAZOLLI, Caroline Carnielli. VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 26, p. 191–207, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p191-207. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17458. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Vertentes dos estudos sociolinguísticos