LETRAMENTO ESCOLAR: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO NA AULA DE PORTUGUÊS
SCHOOL LITERACY: INSTITUTIONALIZATION PROCESSES IN THE PORTUGUESE LANGUAGE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Resumo
RESUMO: O artigo aborda e revisita o ensino de Língua Portuguesa, especificamente, seu processo de institucionalização de saberes (leitura e conhecimentos linguísticos) para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Assumimos uma concepção enunciativo-discursiva de linguagem e adotamos o o referencial teórico-metodológico do grupo de didática das línguas de Genebra para descrição e análise dos dados. A pesquisa de campo, de cunho etnográfico, ocorreu em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Belém-PA. A análise dos dados permite sinalizar: (i) uma prática docente focada no ensino de objetos gramaticais, embora a leitura de textos e a institucionalização conceitual sejam convocadas para a construção deste saber; (ii) a construção de uma interação didática, um pouco menos centralizada na figura do professor, o outro é “convidado” a participar do assimétrico jogo discursivo estabelecido. A (re) configuração disciplinar aponta para o predomínio de características de um modelo autônomo de letramento, indiciado pelos objetivos institucionais relacionados à preparação de alunos para concursos públicos e vestibulares, traço este caracterizado como uma das facetas identitárias do Ensino Médio no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Língua Portuguesa. Objeto de ensino.
ABSTRACT: Approach and revisit the teaching of Portuguese Language, specifically, the process of institutionalization of knowledge for a first year class, of Secondary Education. We adopted an enunciative-discursive conception of language, the theoretical contributions on the teaching of Portuguese and the theoretical-methodological reference of the didactic group of the languages of Geneva for the description of the data. The analysis of the data allows to signal: (a) a teaching practice focused on the teaching of grammatical objects, although the reading of texts and conceptual institutionalization are called for the construction of this knowledge; (b) The construction of a didactic interaction, somewhat less centralized in the figure of the teacher, the other is “invited” to participate in the asymmetrical discursive game established. The disciplinary configuration points to the predominance of characteristics of an autonomous literacy model, institutional objectives related to the preparation of students for college entrance exams. This trait is characterized as one of the identity facets of High School in Brazil.
KEYWORDS: High School. Portuguese language. Teaching object.
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