LETRAMENTO ESCOLAR: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO NA AULA DE PORTUGUÊS

SCHOOL LITERACY: INSTITUTIONALIZATION PROCESSES IN THE PORTUGUESE LANGUAGE

Authors

  • Débora Cristina do Nascimento FERREIRA Doutoranda do PPGLA/IEL/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Abstract

RESUMO: O artigo aborda e revisita o ensino de Língua Portuguesa, especificamente, seu processo de institucionalização de saberes (leitura e conhecimentos linguísticos) para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Assumimos uma concepção enunciativo-discursiva de linguagem e adotamos o o referencial teórico-metodológico do grupo de didática das línguas de Genebra para descrição e análise dos dados. A pesquisa de campo, de cunho etnográfico, ocorreu em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Belém-PA. A análise dos dados permite sinalizar: (i) uma prática docente focada no ensino de objetos gramaticais, embora a leitura de textos e a institucionalização conceitual sejam convocadas para a construção deste saber; (ii) a construção de uma interação didática, um pouco menos centralizada na figura do professor, o outro é “convidado” a participar do assimétrico jogo discursivo estabelecido. A (re) configuração disciplinar aponta para o predomínio de características de um modelo autônomo de letramento, indiciado pelos objetivos institucionais relacionados à preparação de alunos para concursos públicos e vestibulares, traço este caracterizado como uma das facetas identitárias do Ensino Médio no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Língua Portuguesa. Objeto de ensino.

 

ABSTRACT: Approach and revisit the teaching of Portuguese Language, specifically, the process of institutionalization of knowledge for a first year class, of Secondary Education. We adopted an enunciative-discursive conception of language, the theoretical contributions on the teaching of Portuguese and the theoretical-methodological reference of the didactic group of the languages of Geneva for the description of the data. The analysis of the data allows to signal: (a) a teaching practice focused on the teaching of grammatical objects, although the reading of texts and conceptual institutionalization are called for the construction of this knowledge; (b) The construction of a didactic interaction, somewhat less centralized in the figure of the teacher, the other is “invited” to participate in the asymmetrical discursive game established. The disciplinary configuration points to the predominance of characteristics of an autonomous literacy model, institutional objectives related to the preparation of students for college entrance exams. This trait is characterized as one of the identity facets of High School in Brazil.

KEYWORDS: High School. Portuguese language. Teaching object.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Débora Cristina do Nascimento FERREIRA, Doutoranda do PPGLA/IEL/UNICAMP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp IEL/UNICAMP. Campinas- SP. Brasil. Email: debi.nascimento@hotmail.com. Bolsista CNPq. Processo: 159616/2015-8.

References

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 12. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BARROS-MENDES, Adelma. A língua portuguesa: percurso de uma disciplina. Moara. Belém, UFPA, n.26, ago.dez. 2006. p. 210-222.

BATISTA, A. A.G. Aula de português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BERENBLUM, A. A invenção da palavra oficial: identidade, língua nacional e escola em tempos de globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BURKE, Peter. Linguagens e Comunidades nos Primórdios da Europa Moderna. São Paulo, Unesp, 2010.

BRITTO, Luis Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: Mercado de letras, 1997.

COPE, B & KALANTZIS, M (eds). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge, London, 2000.

CHERVEL, A. L’ Histoire des disciplines scolaires: réflexions sur um domanine de recherches. In: Histoire d L’ Éducation. Paris, n. 38,1988.

GRAFF, H. J. The Literacy Myth: Literacy and Social Structure in the 19th Century. Nova York: Academic Press, 1979.

FERREIRA, Débora Cristina do Nascimento. Aula de português no Ensino Médio: a institucionalização de objetos gramaticais no trabalho docente. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos). Belém: Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2008.

. ; SILVA, S. P. Alfabetização e letramento: conceitos e práticas. In: FERREIRA, Débora. (Org.). Letramento escolar: saberes e fazeres da docência. Belém: Cromos & Graphitte Editores, 2014, v., p. 11-30.

JURADO, Shirley; ROJO, Roxane. A leitura no ensino médio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz. In: MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio (orgs.). Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola, 2006. p.37-55.

GOMES, Candido Alberto. O ensino mÉdio ou a história do patinho feio recontada. Brasília: Universa, 2000.

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; FERREIRA, D. O professor e seus instrumentos didáticos: um caso de trabalho docente no Ensino Médio. In: GOMES-SANTOS et al. (Org.). Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares. Belém: Paka-Tatu, 2014, p. 51-69.

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada. Leitura: teoria e prática. v.28, n.55, 2010.

GUY, Gregory R.; ZILLES, Ana M. S. O ensino da língua materna: uma perspectiva sociolinguística. Caleidoscópio. vol. 4, n.1, p. 39-50, 2006.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995. p. 15-61.

e SITO, Luanda. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, Ângela e ASSIS, Juliana A. (orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Le- tras, 2016. p.169-198.

. Oficina de leitura. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 1998.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995. p. 239-266.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.

SEGANFREDO, Eveli. Concursos Públicos como agentes de normativismo e de uma política linguística no Brasil. Calidoscópio, vol.4, n.1, p,27-38.2006.

SIGNORINI, Inês. Política, língua portuguesa e globalização. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013. p.74-100.

SOARES, Magda. Português na escola – história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-177.

. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Aracy A. M. Evangelista, Heliana Maria B. Brandão & Maria Zélia V. Machado (orgs.). A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.

SCHNEUWLY, B. Les outils de l’enseignant – un essai didactique. Université de Genéve, Repères, no. 22, 2000.

. La tâche: outil de l´enseignant. métaphore ou concept?. In: Schneuwly, Bernard; Dolz, Joaquim et al (dir). Les taches et leurs entours em classe de français. Actes du 8º Colloque International de la DFLM. Neuchâtel, 2001. Neuchâtel: IRDP.

; Dolz, Joaquim; Ronveaux, Christophe. Le synopsis: um outil pour analyser les objets. Didactique dês langues, FAPSE, Genève-Suisse. 2005, p.1-11.

STREET, B. Letramentos Sociais. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: 2014.

TARDIF, M. & LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

TURATI, Carlos Alberto. Inclusão relativa e exclusão na cultura letrada. In: ANDRÉ; ANDRÉIA; CARLOS et. Veredas Bakhtinianas: de objetos a sujeitos. São Carlos: Pedro e João editores, 2006. p.57-65.

Published

2018-05-13

How to Cite

FERREIRA, Débora Cristina do Nascimento. LETRAMENTO ESCOLAR: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO NA AULA DE PORTUGUÊS: SCHOOL LITERACY: INSTITUTIONALIZATION PROCESSES IN THE PORTUGUESE LANGUAGE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 7, n. 14, p. pp. 239–258, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9134. Acesso em: 13 nov. 2024.