Discutindo “O pagador de promessas”

uma (re) interpretação da adaptação sob o prisma da intolerância religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p154-166

Palavras-chave:

Adaptação. Intolerância religiosa. Sincretismo Religioso. Narrativa cinematográfica.

Resumo

A peça de Dias Gomes, O pagador de promessas, lançada em 1960, foi adaptada para o cinema por Anselmo Duarte, dois anos depois. Ao transitar entre a narrativa cinematográfica clássica e o “teatro filmado”, o filme homônimo recrudesceu um debate profícuo entre o cinema clássico e o moderno e suas incursões nas temáticas da desigualdade social e da intolerância religiosa. Este artigo analisa na obra cinematográfica como se deu a adaptação dos conceitos de intolerância religiosa e sincretismo religioso, sobre mito e construção simbólica, expressos na batalha de seu protagonista em cumprir sua promessa. Problematizando o conceito de adaptação, adotando o princípio do hipertexto cinematográfico e tencionando os debates em torno da narrativa cinematográfica, buscamos suporte na análise fílmica de conteúdo decompondo o filme em cenas essenciais do trato com a dimensão da intolerância religiosa e sua atualidade no Brasil. Verificou-se que as composições narrativas do filme não são “teatro filmado” posto que a diversidade de planos, a métrica e rítmica da sua montagem clássica jamais poderia ser replicada no teatro. Ainda que o texto original seja uma peça, sua inventividade sinalizou uma riqueza narrativa sem igual que torna atuais os debates acerca da intolerância religiosa.

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Biografia do Autor

Janisson dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Educação Física. Mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE/UFS). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação. Departamento de Educação Física e Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE/UFS). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

SANTOS, Janisson dos; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Discutindo “O pagador de promessas”: uma (re) interpretação da adaptação sob o prisma da intolerância religiosa. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 154–166, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p154-166. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p154. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica