A variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo no emprego do tempo futuro hipotético em textos escolares de alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i31.p138-154

Palavras-chave:

Variação linguística. Futuro do pretérito do indicativo. Pretérito imperfeito do indicativo. Ensino médio.

Resumo

O emprego da língua apresenta formas linguísticas em variação, que coexistem e competem entre si. As formas coexistentes são as variantes linguísticas, quando há regra variável na língua. No português brasileiro, o tempo futuro é um fenômeno linguístico variável, manifestando-se de maneiras distintas. Este estudo, amparado na Sociolinguística variacionista, fundamenta-se em Bagno (2007, 2009), Coutinho (2005), Oliveira (2008), Sousa (2007), entre outros. Objetiva Investigar, em textos de alunos do ensino médio, os usos verbais utilizados para a representação do futuro hipotético. O objeto de estudo é a variação entre o futuro do pretérito “Eu guardaria dinheiro para ajudar minha família” e o pretérito imperfeito do Indicativo “Eu guardava dinheiro para ajudar minha família” nos textos desses alunos. Para a geração dos dados, os estudantes produziram textos estimulados por uma situação hipotética. Os dados foram codificados e submetidos ao programa GoldVarbX para a análise estatística. Como resultado temos a alternância no uso dos tempos verbais, Indicando que fatores linguísticos e extralinguísticos como a conjugação verbal, o sexo e a modalidade de ensino contribuem para tal alternância. Os alunos usam quatro variantes para representar o futuro hipotético: futuro do pretérito simples, futuro do pretérito composto, pretérito imperfeito simples e pretérito imperfeito composto.

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Biografia do Autor

Susana Menezes ARAUJO, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Linguística, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, bolsista da CAPES.

Ormezinda Maria RIBEIRO, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa pela UNESP. Professora Associada da Universidade de Brasília-UnB. Vice-Coordenadora do PPGL-IL-UnB, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Referências

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Publicado

06-09-2024

Como Citar

ARAUJO, Susana Menezes; RIBEIRO, Ormezinda Maria. A variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo no emprego do tempo futuro hipotético em textos escolares de alunos do ensino médio. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 31, p. 138–154, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i31.p138-154. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n31p138. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Variação e Mudança no Português Brasileiro: Produção, Percepção e Atitudes Linguísticas