A variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo no emprego do tempo futuro hipotético em textos escolares de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v14i31.p138-154Palabras clave:
Variação linguística. Futuro do pretérito do indicativo. Pretérito imperfeito do indicativo. Ensino médio.Resumen
O emprego da língua apresenta formas linguísticas em variação, que coexistem e competem entre si. As formas coexistentes são as variantes linguísticas, quando há regra variável na língua. No português brasileiro, o tempo futuro é um fenômeno linguístico variável, manifestando-se de maneiras distintas. Este estudo, amparado na Sociolinguística variacionista, fundamenta-se em Bagno (2007, 2009), Coutinho (2005), Oliveira (2008), Sousa (2007), entre outros. Objetiva Investigar, em textos de alunos do ensino médio, os usos verbais utilizados para a representação do futuro hipotético. O objeto de estudo é a variação entre o futuro do pretérito “Eu guardaria dinheiro para ajudar minha família” e o pretérito imperfeito do Indicativo “Eu guardava dinheiro para ajudar minha família” nos textos desses alunos. Para a geração dos dados, os estudantes produziram textos estimulados por uma situação hipotética. Os dados foram codificados e submetidos ao programa GoldVarbX para a análise estatística. Como resultado temos a alternância no uso dos tempos verbais, Indicando que fatores linguísticos e extralinguísticos como a conjugação verbal, o sexo e a modalidade de ensino contribuem para tal alternância. Os alunos usam quatro variantes para representar o futuro hipotético: futuro do pretérito simples, futuro do pretérito composto, pretérito imperfeito simples e pretérito imperfeito composto.
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Citas
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