Literatura na escola

ainda se ensinam os valores estéticos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p131-142

Palavras-chave:

Literatura. Ensino. Prazer. Valor.

Resumo

A proposta do artigo é discutir questões como o prazer da leitura literária e o valor das obras no âmbito do atual ensino de literatura, de forma a refletir sobre os critérios de ensino, problematizar as relações entre as obras e os leitores e possibilitar novas perspectivas de atuação docente. O artigo, que em alguns momentos pende para o relato, absorve algumas ideias de Candido, Pécora, Mortatti, Arendt, Compagnon e Todorov, com vistas a compreender os modos como a literatura chega aos estudantes e as necessidades de se trabalhar com textos literários no ambiente escolar. A relação entre prazer e valor é vista como aspecto central nesta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Melo Andrade, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe – UFS/São Cristóvão (Departamento de Letras Vernáculas). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFS).

Referências

ARENDT, Hanna. A crise na cultura: sua importância social e política. In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 248-281.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BERARDINELLI, Alfonso. Como ensinar literatura moderna. In: Direita e esquerda na literatura. Trad. Pedro Fonseca. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2016. p. 90-112.

COMAPGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.

COMAPGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. p. 139-164.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul; Duas Cidades, 2004. p. 169-191.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de males, Campinas, SP, 2012. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992.

EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Trad. Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2019.

MORTATTI, Maria do Rosário. Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018.

PÉCORA, Alcir. O gosto da literatura. Rascunho: o jornal de literatura do Brasil, Campinas, ano 2025, n. 297, 01 jan. 2025

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

ANDRADE, Alexandre de Melo. Literatura na escola: ainda se ensinam os valores estéticos?. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 131–142, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p131-142. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p131. Acesso em: 14 jul. 2025.