Literatura na escola
ainda se ensinam os valores estéticos?
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p131-142Palavras-chave:
Literatura. Ensino. Prazer. Valor.Resumo
A proposta do artigo é discutir questões como o prazer da leitura literária e o valor das obras no âmbito do atual ensino de literatura, de forma a refletir sobre os critérios de ensino, problematizar as relações entre as obras e os leitores e possibilitar novas perspectivas de atuação docente. O artigo, que em alguns momentos pende para o relato, absorve algumas ideias de Candido, Pécora, Mortatti, Arendt, Compagnon e Todorov, com vistas a compreender os modos como a literatura chega aos estudantes e as necessidades de se trabalhar com textos literários no ambiente escolar. A relação entre prazer e valor é vista como aspecto central nesta abordagem.
Downloads
Referências
ARENDT, Hanna. A crise na cultura: sua importância social e política. In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 248-281.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BERARDINELLI, Alfonso. Como ensinar literatura moderna. In: Direita e esquerda na literatura. Trad. Pedro Fonseca. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2016. p. 90-112.
COMAPGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
COMAPGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. p. 139-164.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul; Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de males, Campinas, SP, 2012. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992.
EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Trad. Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2019.
MORTATTI, Maria do Rosário. Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018.
PÉCORA, Alcir. O gosto da literatura. Rascunho: o jornal de literatura do Brasil, Campinas, ano 2025, n. 297, 01 jan. 2025
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Travessias Interativas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.